Matéria de Capa

Igreja Nossa Senhora Aparecida será Santuário

O Ipiranga vai ganhar um Santuário. No dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, a paróquia que leva o nome da santa será elevada a Santuário. Fundada no dia 19 de fevereiro de 1942, a história da Paróquia Nossa Senhora Aparecida se confunde com história do próprio bairro do Ipiranga e está em profunda sintonia com a história recente da Igreja em São Paulo.
O momento foi muito esperado e desejado pelos fiéis e religiosos da igreja e vai acontecer na missa das 16h que será celebrada pelo cardeal brasileiro, Odilo Pedro Scherer. Em seguida o Bispo Dom José Roberto Fortes Palau, ministrará a missa campal às 18h.
Fundada no ano do IV Congresso Eucarístico Nacional, na década de 40, Nossa Senhora Aparecida como a primeira peregrina do IV Congresso. Uma réplica verdadeira da imagem de Nossa Senhora seguiu em procissão até a Várzea do Ipiranga.
Os anos se seguiram, e os padres empreendiam campanhas, rifas, festas e todos outros tipos de recursos para que a obra do templo não ficasse parada. Campanhas do tijolo, do livro de ouro entre outras ainda são lembradas pelos moradores mais antigos do bairro.
Na década de 50 a campanha do alumínio usado tomou conta do Ipiranga para que a construção fosse concluída. Finalmente em 1960 a Imagem peregrina era transferida da Igreja provisória para o grandioso templo construído ao longo de quase 20 anos.
Em comemoração aos 300 anos do Ano Mariano, e devido sua história de vida, a Paróquia Nossa Senhora do Ipiranga foi escolhida para ser Santuário. O pároco da igreja, Anísio Hilário falou da alegria e das responsabilidades do momento. “Tudo é novo para todos nós da paróquia, mas estamos muito felizes em sermos escolhidos e sabemos da responsabilidade que nos espera, mas estamos nos esforçando para atender a demanda”, explicou.
Na quinta-feira (12), a Paróquia estará em festa durante todo o dia e deve receber cerca de 25 mil pessoas. As missas terão início às 5h30 e seguem às 7h, 8h30, 10h, 11h30, 13h, 14h30, 16h, 18h e 19h30. A procissão acontece às 17h pelas ruas do bairro. A Paróquia fica na Labatut, 781.

Artigos relacionados

15 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo