Matéria

Heliópolis faz caminhada por mais políticas públicas

Discursos acalorados deram o tom à 21ª edição da Caminhada pela paz, quinta-feira (6), nas ruas de Heliópolis. O tema políticas públicas + consciência comunitária = sociedade educadora foi elogiado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), que participou do evento. “O importante dessa iniciativa é passar às pessoas a consciência de que a paz se consegue de baixo para cima, e não o contrário”, ele comentou.
A Caminhada pela paz é organizada desde 1998 pelo Movimento Sol da Paz, em parceria com a UNAS (União de Núcleos, Associações e Sociedade) Heliópolis e São João Clímaco, com o objetivo de cobrar das autoridades constituídas educação e paz. É uma das ações do trabalho contínuo realizado por escolas e projetos socioeducacionais da região.
A concentração teve início às 13h30, nas dependências do CEU Heliópolis Professora Arlete Persoli. Presentes no evento, políticos como o vereador Eduardo Matarazzo Suplicy, o ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante, o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha e Jilmar Tatto, entre outros. Mercadante e Jilmar assumiram o microfone e fizeram discursos fortes, atacando o corte de verbas na Educação e a liberalização do porte de armas. O ex-ministro da Educação lembrou que, em 2017, ocorreram 64 mil homicídios no país. “Queremos mais livros e menos armas”, bradou Mercadante.
O cortejo saiu às ruas, às 14h50 e, de um carro de som, o locutor soltou a voz para falar sobre feminicídio. “Treze mulheres são assassinadas por dia e precisamos de uma delegacia que funcione 24 horas, o que não há no momento”, ele cobrou. Dois estudantes, de 11 e 12 anos, carregavam à frente a faixa Caminhada pela paz, enquanto outras crianças, entre os cerca de três mil e 500 participantes da caminhada, entoavam cânticos pedindo paz. O pelotão seguiu para o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Heliópolis UNAS, na rua Coronel Silva Castro, 58, onde houve mais pronunciamentos e salvas de palmas aos discursantes.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo