AconteceDestaqueMatéria

GWM lança parceria exclusiva com o Senai Ipiranga

Pensando em formar profissionais capacitados para trabalhar com carros elétricos no Brasil, a montadora multinacional GWM, lançou uma parceria inédita com a Escola e Faculdade SENAI “Conde José Vicente de Azevedo”, que fica no Ipiranga. Os cursos não terão um prazo estipulado de durabilidade e devem acontepor bastante tempo.

O primeiro módulo contará com a participação de 64 técnicos e líderes de oficina – quatro turmas com 16 integrantes cada -, com pelo menos um representante de cada concessionária da GWM que possua oficina. Os carros que farão parte do curso são o GWM Haval H6 HEV, Haval H6 PHEV, ORA 03 GT e o Ora 03 Skin Copacabana. A primeira e a segunda turmas iniciaram o curso dia 23 de novembro e encerrarão dia 1º de dezembro. A terceira e a quarta farão o treinamento de 7 a 11 de dezembro.

A estratégia é trazer maior conhecimento sobre a eletrificação dos veículos, que vem se tornando uma realidade no mundo inteiro. “Quando você vai em uma oficina, fazer um reparo em uma rede autorizada, você quer que seu carro seja bem cuidado e além disso, queremos que as pessoas que vão fazer manutenção no carro, também sejam preparadas. Obviamente existem riscos, estamos lidando com baterias, com alta voltagem, então as pessoas têm que ser capacitadas para lidar com essa tecnologia”, falou Ricardo Bastos, diretor de relações institucionais da montadora.

Na segunda-feira (27), a inauguração do projeto contou com alunos da própria GWM, que deverão desenvolver ainda mais sua capacidade para trabalhar com os carros elétricos. Porém, estudantes do Senai também poderão se inscrever e participar.

Enzo Pezzotti, de 17 anos, faz curso técnico de mecatrônica automotiva no Senai e gostaria de fazer o curso para se especializar em carros elétricos. “A estrutura que o Senai proporciona para gente, junto com a GWM é muito boa, para que possamos ampliar nosso conhecimento na área de veículos elétricos”, destacou.

“Hoje nós estamos lançando a parceria da GWM com o Senai Ipiranga para fazer a capacitação dos trabalhadores da rede de concessionárias da GWM, mas tudo isso que a gente está montando aqui vai ficar para a sociedade e o Senai”, frisou Bastos.

“Para a chegada dos carros eletrificados, nós precisamos que as pessoas sejam capacitadas a trabalhar com esses carros, então, o que estamos fazendo aqui é uma base muito importante para que o consumidor tenha segurança no uso do carro”, pontuou ainda o diretor de relações institucionais.

“Nós criamos um vínculo, desenvolvemos ideias e hoje estamos concluindo um sonho com esta parceria entre a GWM e Senai. É motivo de muito orgulho para nós do Senai”, expressou Adelson Belizário, diretor do Senai Ipiranga.

Jinsong Wang é analista e representante chinês da área de pós-vendas da GWM. Ao Ipiranga News, ele contou que a montadora e o Senai estão fazendo uma parceria muito forte, pois o Serviço Nacional de aprendizagem possui a tecnologia que a empresa precisa para acompanhar seus desenvolvimentos.

Conteúdo do curso

A primeira fase do treinamento, com o tema “Instruções de Segurança para Veículos Eletrificados”, tem carga horária de 8 horas, distribuídas em dois dias, e é realizada on-line. O objetivo é desenvolver competências relativas à conscientização dos riscos ao trabalhar com um sistema de alta tensão.

Na sequência, os profissionais participam do treinamento presencial no Senai Ipiranga, com duração de 40 horas, ao longo de uma semana. Com o tema “Técnicas de Manutenção em Sistemas e Componentes Desenergizados em Veículos Eletrificados, Ferramentas de Diagnóstico GWM e Módulo Técnico (GDMC)”, este treinamento tem como objetivo a realização de intervenções, testes e diagnósticos no sistema elétrico de potência desenergizado de veículos elétricos e híbridos

Os profissionais da rede que forem aprovados na avaliação final receberão certificação do Senai e serão elegíveis ao certificado do treinamento, que faz parte da formação do profissional GWM e base para a certificação dos Concessionários.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo