Matéria

Grupo planta diferentes espécies de árvores nas ruas da região

Domingo (10) foi dia de deixar o bairro mais verde. O grupo Muda Ipiranga arregaçou as mangas e colocou a mão na massa. Os voluntários retiraram entulho, revitalizaram e plantaram na Rua Coronel Silvério Antônio de Morais, altura do número 150, na Vila Santo Estefano. A ação foi um sucesso e contou com a colaboração de moradores.
Tudo começou no primeiro semestre de 2017, em meados de abril, quando Lucas Martins, motivado pelo idealizador do Muda Mooca, que há mais de dez anos realiza o mesmo trabalho na Mooca, decidiu trazer o programa ao distrito, abrangendo os bairros do Ipiranga, Sacomã e Cursino. “É também um trabalho de resgate de nossas vegetações originais, que foram dizimadas ao decorrer dos anos e substituídas por espécies estrangeiras”, afirma Lucas.
Nesta última ação do ano de 2017 foram plantadas 3 mudas, das espécies Grumixama, Aroeira e Araçá. “A preferência é sempre pelas espécies endêmicas de nossa flora paulistana, garantindo assim a harmônica sinergia com nossa biodiversidade”, explica o integrante.
O Muda Ipiranga, como um coletivo autônomo e voluntário, vislumbra resgatar nos cidadãos a conexão com a natureza no ambiente urbano, buscando conscientizar a todos sobre a extrema importância da vegetação nas ruas, que carrega inúmeros benefícios, entre eles a melhoria da saúde física e mental, aumento da umidade do ar, abrigo e alimento para a avifauna, diminuição dos impactos em épocas de fortes chuvas.

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo