Matéria

Grafite no CEU Parque Bristol orgulha comunidade da região

Resquício da 11ª Virada Sustentável, o grafite entregue no CEU Parque Bristol é motivo de orgulho para educadores, alunos e moradores da região. O desenho mostrado em um dos muros da escola tem diversos significados e mexe com a imaginação de quem vê-lo, causando impacto e extrema curiosidade.
Criada pelos artistas Mena e Georgia Cardoso, a arte expressa a imagem de uma mulher olhando para o alto, com uma criança ao ventre, tendo ao seu redor o contato com a natureza, demonstrado por borboletas e cactos. Mas quem vê apenas isso está equivocado. A representatividade da obra é mais complexa.
“É uma imagem com contextos de propriedades mas também lúdicos. Existe uma imagem de um conceito e questões de imaginação. O painel representa a cura ancestral, do corpo e do espírito, o equilíbrio que a gente precisa ter entre os dois. Demonstra sabedoria milenar, através das parteiras, benzedeiras, que exalam ervas mágicas para fazerem a cura”, explica Andréia Guilherme, coordenadora de ação cultural do CEU Parque Bristol.
A simbologia da natureza também é contextualizada através de uma explicação simples, mas que em um primeiro contato com a imagem, pode passar desapercebida. “As borboletas representam a transformação e as três estrelas representam a força da vida, Na obra, também foram usadas sete cores sagradas e uma técnica de grafismo denominada Vírgulas da Vida”, completa a coordenadora.
Os trabalhos de grafismo foram realizados em CEUs de toda São Paulo por vinte dias (2 ao 22 de setembro) durante a Virada Sustentável. Os temas eram diversos. E a unidade do Parque Bristol escolheu o “amor”, através da sustentabilidade. A escola pretende usar outros espaços dentro da unidade para novas obras de grafite, que serão retratadas em parceria com os núcleos culturais e esportivos da unidade, e devem ter outras temáticas.
“Esse desenho serve também como um incentivo. Não só o que pode representar a imagem, mas a criança pode olhar e despertar a sua curiosidade, aprender a desenhar, tirar a parede do cinza e fazer uma expressão de arte. Uma provocação saudável, espontânea. Quantos alunos estão transitando em nosso complexo ou até mesmo na comunidade, que apreciam isso e pensam que também gostariam de fazer algo igual? Tem o lado pedagógico mas também o espontâneo, de surgir um processo criativo, plantar uma semente”, opina Adriano Bejar, coordenador de projetos culturais.
Pela grandiosidade da obra, é possível vê-la até mesmo do lado de fora da unidade. E a população do bairro aprovou a beleza da imagem. Não são poucas as vezes que pessoas passam por ali e parar para fotografar o desenho. Em toda São Paulo, foram 4.482 metros quadrados de grafites realizados nos espaços destinados pelos CEUs. Cada uma dessas obras foram elaboradas por artistas criados na região da mesma unidade.

Artigos relacionados

10 Comentários

  1. Does your website have a contact page? I’m having a tough
    time locating it but, I’d like to shoot you
    an email. I’ve got some suggestions for your blog you might be
    interested in hearing. Either way, great blog and I look forward to seeing it expand over time.

  2. I’m amazed, I must say. Rarely do I come across a blog that’s both educative and engaging,
    and let me tell you, you’ve hit the nail on the head.

    The problem is something which too few men and women are speaking
    intelligently about. I’m very happy I stumbled across this during my search
    for something relating to this.

  3. I think that what you said made a lot of sense. But, consider this, what if you
    added a little content? I am not saying your content is not good., but suppose you added
    a title that grabbed a person’s attention? I mean Grafite no CEU Parque Bristol
    orgulha comunidade da região – Ipiranga News is a little boring.
    You could peek at Yahoo’s home page and note how they create article titles to get viewers interested.
    You might add a video or a pic or two to grab people interested about
    everything’ve got to say. Just my opinion, it
    would make your website a little bit more interesting.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo