AconteceDestaque

Fura-fila passa a trafegar em trecho da Avenida do Estado em ambos os sentidos

As cinco linhas do Fura-fila não estão atendendo mais os passageiros no interior da estação Pedro II. Por causa de problemas estruturais, os ônibus passarão a trafegar provisoriamente pela Avenida do Estado, entre a parada Pedro II e Ana Neri, tanto no sentido bairro quanto no sentido centro.
A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), informou que está acompanhando a evolução das alterações detectadas na pista do hoje chamado de Expresso Tiradentes desde o dia 28 de janeiro. Os dados colhidos nesse período apontaram movimentação também na mureta de separação das pistas. Por esse motivo, para garantir a segurança de motoristas e passageiros, o trecho interditado foi estendido.
Os técnicos da Siurb estão avaliando a melhor estratégia de recuperação do viário. A recuperação exigirá um trabalho delicado de engenharia, uma vez que envolve veículos de grande porte e carga, passageiros, além de estar localizada às margens do Rio Tamanduateí.
A SPTrans decidiu fazer o desvio e a transferência do atendimento ao passageiro para a via como medida preventiva, após identificar o surgimento de uma alteração em novo trecho da pista do Expresso Tiradentes, próximo à estação Pedro II, sentido bairro.
Agora, os passageiros que costumam utilizar a parte interna da estação Pedro II do Expresso Tiradentes deverão embarcar e desembarcar nos pontos provisórios instalados junto à passarela da estação, na própria Avenida do Estado, em ambos os sentidos. Técnicos da SPTrans e da Sociam estarão à disposição dos passageiros para orientar no embarque e desembarque.
A SPTrans garante que, com as medidas adotadas, não há risco ao passageiro que utiliza o Expresso e que toda a operação, tanto de auxílio ao usuário quanto de monitoramento do viário, está sendo feita pelas equipes técnicas da SPTrans.
Desvio
Para garantir a fluidez do transporte público pela Av. do Estado, entre o Parque Dom Pedro II e a Praça Alberto Lion, enquanto durar a interdição do Expresso Tiradentes, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) preparou uma operação de trânsito que vai permitir a utilização, pelos ônibus, da pista expressa da Av. do Estado no sentido Ipiranga. Os ônibus vão compartilhar essa faixa tanto no sentido bairro quanto no sentido centro. A operação dos ônibus será monitorada integralmente pelos agentes da SPTrans.
Agentes de trânsito vão monitorar a via e o entorno para resguardar a segurança dos usuários e a fluidez do tráfego. Também serão utilizados Painéis de Mensagens Variáveis para auxiliar na orientação dos motoristas.
O bloqueio para o acesso de veículos à pista expressa da Av. do Estado, sentido Ipiranga, será montado sob o Viaduto Antônio Nakashima. A partir do Viaduto da Ligação Leste-Oeste, será feito o compartilhamento da pista expressa entre veículos leves e os ônibus. O motorista poderá optar por continuar na pista local.
O Expresso Tiradentes possui 9,7 km de vias, por onde circulam as linhas 5105/10 Term. Mercado – Term. Sacomã; 5109/10 Term. Mercado – Term. Vila Prudente; 5110/10 Term. Mercado – Term. São Mateus; 5110/21 São Mateus – Term. Mercado e 5110/23 Jd. Planalto – Term. Mercado.

Artigos relacionados

9 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo