Beleza & Estética

Frutas e sol: combinação quente!

As frutas – todas elas – fazem bem para a saúde e são bem saborosas, no entanto nem tudo é alegria quando se fala em frutas. Algumas delas, mesmo sendo saudáveis, podem ocasionar manchas na pele, principalmente no Verão. Os dermatologistas explicam que além de manchar, podem causar também queimaduras de até terceiro grau.
O Verão combina com praia, piscina, cervejas e sucos bem gelados. Mas no caso de limonadas e laranjadas, é necessário tomar alguns cuidados. Isso porque frutas como o limão, laranja, mexerica, morango e figo são responsáveis, muitas vezes, por levar a um quadro de fitofotodermatose. Imagina só, você capricha ao máximo no protetor solar e acaba ficando com manchas ou lesão na pele por causa de uma fruta.
Os médicos explicam que é a fitofotodermatose é um tipo de dermatose causada pelo contato com frutas cítricas ou extratos das plantas e posterior exposição ao sol. O contato não necessariamente se dá com a planta em si, mas muitas vezes um espinho, uma seiva ou as substâncias presentes nas cascas do limão, da tangerina, da laranja e do figo, por exemplo. A dermatose ocorre nas áreas de contato com essas substâncias e que recebem a irradiação do sol. Geralmente, elas surgem dentro das 24 horas seguintes, promovendo um processo inflamatório, e caracterizam-se por eritema como uma queimadura, eventualmente, com formação de vesículas e bolhas, dependendo da intensidade da reação. Pode surgir infecção secundária na evolução, mas a característica principal das fitofotodermatoses é a pigmentação, que pode durar várias semanas. As manchas de pele são acastanhadas e a aplicação do limão, por exemplo, sobre a pele pode produzir queimaduras de até 3º grau. Quando ocorre o processo de fitomelanose, de fitofotodermatose, na hora talvez possamos não perceber, e às vezes ocorre já uma sensibilidade, com uma vermelhidão local.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo