AconteceMatériaSaúde

Pfizer entrega vacinas bivalentes contra Covid-19 ao Ministério da Saúde

As primeiras 4,5 milhão de doses da vacina bivalente contra Covid-19 – que é adaptada à variante Ômicron – já foram entregues ao Ministério da Saúde pela Pfizer/BioNTech. Até o dia 19 de dezembro, está prevista a entrega de mais 4.4 milhões de
imunizantes, somando aproximadamente 8.9 milhões de vacinas
disponibilizadas.
Ainda é esperada a entrega de cerca de 27.4 milhões de doses da vacina bivalente adaptada às variantes Ômicron BA.4/BA.5, contemplando assim, 36.6 milhões de doses entregues ao longo de dois meses.
Provadas em 22 de novembro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para uso emergencial, as vacinas bivalentes estão indicadas para doses de reforço na população de 12 anos de idade ou mais.
“Estamos em um novo momento da pandemia, que segue em curso em todo o mundo, com mutações constantes do vírus e aumento de casos pelas novas variantes de preocupação. Diante disso, enfatizamos a importância de manter o esquema vacinal atualizado, incluindo as doses de reforço”, diz Adriana Polycarpo Ribeiro, diretora médica da Pfizer Brasil.
Nos estudos clínicos, as vacinas bivalentes demonstram resposta imunológica robusta para as variantes Ômicron em circulação (BA.1 e BA.4/BA.5), e para outras variantes de preocupação, incluindo o vírus original, e as novas sublinhagens que estão em circulação atualmente.
Assim como a vacina original, elas mantêm um bom perfil de segurança e tolerabilidade. As vacinas bivalentes virão com uma tampa na cor cinza para ajudar na diferenciação frente às outras apresentações do produto. Outra diferença é que essas versões do imunizante não precisam de diluição para aplicação.
Vale ressaltar que a vacina monovalente original segue disponível para uso imediato nos postos de saúde e continua sendo um importante instrumento de combate à Covid-19 seja como esquema primário, ou dose de reforço.

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. An interesting discussion is definitely worth
    comment. I think that you should write more on this
    issue, it may not be a taboo subject but generally people don’t talk
    about such topics. To the next! Best wishes!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo