Durante quatro dias, entre os dias 10 e 14 de outubro, a Enel Distribuição São Paulo realizou 426 inspeções no Jabaquara através da 4ª edição da Operação Energia Legal, trabalhada em conjunto com a Polícia Civil. 72 irregularidades foram identificadas na medição de energia em estabelecimentos comerciais e
residenciais na região.
Além disso, três ocorrências policiais foram registradas, com duas prisões em flagrante por furto de energia em uma churrascaria e uma funilaria, e uma abertura de inquérito em um restaurante, no qual o proprietário não estava presente.
A ação busca fiscalizar e combater as fraudes e os furtos de energia, visando conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos dessa prática, além de levar serviços e benefícios aos consumidores.
Um atendimento móvel foi oferecido pela distribuidora à 218 clientes, que puderam ter acesso a vários serviços, como parcelamento de débitos, pedido de ligação nova, troca de titularidade, emissão de segunda via e cadastro na Tarifa Social, além de orientações sobre consumo consciente e segurança da
rede elétrica.
A operação envolveu o projeto Enel Compartilha Eficiência, que permite aos clientes a troca de até oito lâmpadas antigas incandescentes ou fluorescentes por outras, novas e mais econômicas, de LED. Nesta edição, foram trocadas 284 lâmpadas e os consumidores também puderam preencher um formulário
de diagnóstico energético para tentar substituir geladeiras antigas por modelos mais eficientes. 58 geladeiras foram trocadas pela companhia.
A atuação integrada de nossas equipes em conjunto com a Polícia Civil traz bons resultados no combate ao furto de energia, que além de ser crime, impacta a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores.
Queremos reduzir este tipo de ocorrência em nossa área de concessão”, afirmou Emanuel Rocha Santos, responsável por Inspections da Enel SP.