Matéria

Elas trocam facilmente a boneca por chuteiras

Que o futebol é a paixão brasileira, isso ninguém discute. Quando mulheres entram em campo, isso sim gera discussão. E não apenas em campo. O assunto foi levado para dentro das escolas e as meninas têm reivindicado a participação delas cada vez mais na modalidade, dentro das aulas de Educação Física.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José do Patrocínio, as estudantes do 8ª ano tinham dificuldades em participar porque os meninos impediam sua participação. Segundo as estudantes, “os meninos queriam exclusividade na atividade”.
Além do preconceito dentro das quadras, as meninas sofriam com comentários desrespeitosos por parte dos meninos. No entanto, isso não era uma atitude consensual entre os garotos. João Pedro, estudante do 8º ano, foi um dos garotos que levantou a bandeira do respeito. Para ele, todos têm os mesmos direitos nas aulas de Educação Física.
O professor Lucio, da Sala de Leitura, declarou que “é inaceitável que, em pleno século XXI, o jovem ainda tenha esse tipo de mentalidade, ainda mais dentro da escola, um espaço de esclarecimento”.
A causa das meninas ganhou grande repercussão na escola e foi uma das pautas de Reunião de Classe. Os professores apresentaram a necessidade do debate em uma reunião com representantes dos estudantes, professores, direção e Comissão Mediadora de Conflitos. A reunião se deu em um clima de debate e foi alcançado o consenso de que as meninas podem, sim, jogar bola.
“Desde o 3º ano éramos sempre as últimas a serem escolhidas para o time. Agora, estamos conquistando o nosso próprio espaço”, disseram as alunas Heloísa, Karina e Bruna do 5º ano C.

Artigos relacionados

13 Comentários

  1. Just desire to say your article is as surprising. The clearness in your
    post is simply nice and i could assume you’re an expert on this
    subject. Well with your permission let me to grab your
    feed to keep updated with forthcoming post.
    Thanks a million and please keep up the rewarding work.

  2. Hmm is anyone else experiencing problems with the images on this blog loading?
    I’m trying to determine if its a problem on my end or if
    it’s the blog. Any responses would be greatly appreciated.

  3. hello there and thank you for your info – I have certainly picked up
    something new from right here. I did however expertise several technical issues using this web site, since I experienced to reload the website a
    lot of times previous to I could get it to load correctly.

    I had been wondering if your web hosting is OK? Not that I am
    complaining, but slow loading instances times will often affect your placement in google and can damage your quality score if advertising and marketing
    with Adwords. Well I’m adding this RSS to my email and could look out for a lot
    more of your respective interesting content. Make sure you update
    this again very soon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo