Cultura & Lazer

Festival das Marias traz protagonistas femininas da música, circo e cinema

A primeira edição no Brasil do Festival das Marias – Festival Internacional das Artes no Feminino teve início no dia 5 e segue até o dia 25 de novembro no formato online com todas as atividades gratuitas. O evento se apresenta como palco do feminino, trazendo discussões de temas pertinentes ao fazer artístico da mulher e colocando criações femininas sob os holofotes.
Tendo como protagonistas mulheres brasileiras, a programação é formada por espetáculos e intervenções que passam pela música, circo, teatro, literatura, artes visuais, diálogos e oficinas, e busca incentivar e difundir o fazer nas artes pelo feminino, provocando reflexões sobre o impacto das desigualdades na vida das mulheres.
Representada por cantoras personalíssimas de estilos distintos, a música se apresenta pela força e pelo canto de Bruna Caram, dia 13, às 21h30, Ana Sevá no dia 15, às 19h), Woman Summer Quartet dia 18, às 21h30, Consuelo de Paula dia 20, às 21h30), Bebé Salvego dia 22, às 19h) e Fabiana Cozza dia 25, às 21h30.
A arte cênica está representada por solos de Suia Legaspe programada para o dia 14, às 21h30, Annete Neiman dia 21, às 21h30 e pelo infantil VerDe Perto – o Musical Ecológico com Renata Pizi dia 22, às 17h. Em Literatura, a programação traz uma bela homenagem de Marina de La Riva aos 100 anos de Clarice Lispector, com leitura de trechos da prosa poética da autora entre os dias 13 e 25, sempre às 18h. Apresentações da Troupe Guezá dia 19, às 21h30, de Painé Santamaria nos dias 14, 17, 19, 22 e 25, às 18h e de Bárbara Francesquine dias 15, 18, 21 e 24, às 18h mostram a mulher na arte circense.
O cinema vem representado pelos longas-metragens Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia (Dir. Teona Strugar Mitevska) e Papicha (Dir. Mounia Meddour), em sessões no Cine Petra Belas Artes no dia 25, única atividade presencial do Festival das Marias.
O festival traz ainda Oficinas de Iluminação, Fotografia, Som, Canto, Cerâmica e Costura, de 12 a 24, às 16h, além da ação EntreMarias | Diálogos Musicais, em que as lives Música & Mel abordam temas como liderança feminina, curadoria e produção cultural, e serão conduzidas pelas diretoras da Casa de Abelha Cultural, Amanda Rondina e Júlia Andreatta.
O Festival das Marias, nascido em Portugal, em 2019, é um evento de cruzamento multidisciplinar de carácter internacional que se centra na perspectiva da arte no feminino em várias áreas da criação artística. Surge como resposta à perpetuação da desigualdade e discriminação de gênero, das oportunidades desiguais e consequente disparidade de visibilidade de trabalho, particularmente entre homens e mulheres, com especial enfoque no setor laboral artístico. A temática do feminino e da criação no feminino apresenta-se como um elemento distintivo na realização e programação do Festival, cujo propósito é reafirmar as relações entre países ibéricos e irmãos, buscando espaços para discussões comuns a todos os povos.
Canais de Transmissão:
https://www.facebook.com/marias.festival
https://www.instagram.com/marias.festival/
YouTube.com / Festival das Marias: https://cutt.ly/DgEqpbP
Cinema/presencial: Cine Petra Belas Artes (Rua da Consolação, 2423 – SP/SP).
Diálogos e oficinas: Verificar canal de transmissão. Grátis.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo