Matéria

Diversos projetos do Ipiranga ficaram só no papel

Ao longo da história, muitos foram os projetos de remodelação e transformação da área do Parque da Independência. Vários não saíram do papel e são desconhecidos pela maioria dos moradores da região.
Em 1969, por exemplo, uma das propostas era acabar com o tráfego de veículos no trecho da rua dos Patriotas entre a rua Bom Pastor e a Avenida Nazaré. A ideia era construir uma ligação subterrânea ligando as ruas dos Patriotas e Coronel Diogo.
Hoje, a circulação de automóveis nesse trecho da rua dos Patriotas é interrompida apenas aos domingos e no local é realizada uma feira ao ar livre.
No mesmo ano, Paulo Maluf (então prefeito de São Paulo) propôs ao governador Abreu Sodré a transformação e ampliação do Museu de Zoologia em Museu de História Nacional e a transferência da unidade do Corpo de Bombeiros localizada na Avenida Nazaré.
Outro plano apresentado pelas autoridades no fim da década de 60 era a construção de uma grande garagem subterrânea na parte traseira do Museu do Ipiranga. Também fazia parte do projeto a construção de edificações destinadas a representações teatrais e cinema educativo.
Chegou-se também a ser cogitada a demolição do Posto de Saúde da Prefeitura localizado na rua Xavier de Almeida para que toda a área fosse anexada ao Parque.
Em 1975, a Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) chegou a apresentar um estudo de construção de um túnel embaixo do Monumento à Independência. O projeto teve o aval da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Turismo, que destacou que a via subterrânea não destruía a perspectiva que se tinha do Parque desde o início da Avenida Dom Pedro I, sem prejuízo ao visual do espaço.

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. This design is wicked! You certainly know how to keep a reader amused.
    Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!)
    Excellent job. I really loved what you had to say, and more than that, how you presented it.
    Too cool!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo