Matéria

Devotos prestam homenagem à Nossa Senhora de Nazaré

No domingo (3) a Paróquia Santo Antonio realizou mais uma edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré da Vila Carioca, com a presença de mais de mil pessoas. A tradicional procissão teve início às 9h na Quadra da Escola Imperador do Ipiranga e seguiu pelas ruas da Vila Carioca. O encerramento foi com uma missa solene às 10h na igreja.
O Círio de Nazaré é realizado desde 2010 pela Paróquia Santo Antonio, no terceiro domingo de outubro, mas, com a substituição do pároco Renato Júnior Braga de Souza, que é natural do Pará, Estado de origem do evento, o Círio não aconteceu. O professor Helder Moreira Campos, que também é paraense, decidiu realizar o evento, “para manter a tradição”.
“Uma festa maravilhosa, familiar e organizada. Ano passado senti muita falta desta comunhão”, disse a moradora Antoniella Ferolla. “Recebi tantas graças aqui, que levaria muito tempo para contá-las”, completou Antoniella.
“Estamos fazendo a festa excepcionalmente no primeiro domingo de novembro, mas a partir de 2020 vai ocorrer no quarto domingo de outubro”, adianta Campos. O padre Renato foi transferido para a Paróquia Santo Agnelo e, no novo endereço, promoveu a festa no terceiro domingo de outubro. Ex-pároco da Santo Agnelo, o padre Pedro assumiu a Paróquia Santo Antonio, mas não fez o Círio de Nazaré. “Faremos a procissão e a missa, sem as tradicionais barracas com a culinária do Pará”, observa o professor. “Isso não significa que as pessoas não possam trazer um prato típico da região, como pato no tucupi, pirarucu ao leite de coco, açaí ou qualquer outro”, ele acrescenta.

Artigos relacionados

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo