Matéria

Devotos levam petis para serem abençoados no dia de São Francisco de Assis

O dia 4 de outubro é considerado o dia de São Francisco de Assis no calendário católico. E a data festiva não poderia passar em branco na região. Centenas de devotos foram a Igreja que homenageia o Santo, localizada na rua Borges Lagoa, Vila Clementino, nessa segunda-feira (4) pela manhã. E muitas deles aproveitaram a passagem pelo local para pedirem a benção não apenas para si mesmo ou aos familiares, como de costume, mas também, aos animaizinhos de estimação.
O amor e o carinho inexplicável pelos animais são alguns dos motivos que os devotos relatam sobre o convívio com os animais. Moradora do bairro, Maria Isabel Pascolatto, 74 anos, diz que seu cachorrinho tem um problema de saúde, mas acredita na fé que a data representa para que ele possa curar o problema. “Quando venho a igreja, sinto que eu e meu cachorrinho ficamos abençoados da mesma maneira. Ele tem “bico de papagaio”, um problema que adquiriu por ficar muito tempo parado em casa, por conta da pandemia. E com a fé, acredito que ele vai conseguir superar isso”, conta ela.
Nascido em Úmbria, cidade italiana, no ano de 1182, São Francisco é conhecido como protetor dos pobres, dos animais e padroeiro da ecologia. E os fiéis relatam histórias envolvendo suas vidas e de seus animais, que têm ligação com o santo. “Tenho três cachorrinhos e eles assistem as missas online comigo. Ficam quietinhos vendo e prestando atenção. E quando trazemos aqui, eles se sentem verdadeiramente em casa. Eles ajudam muito na nossa fé”, relata Bethânia Novais Barros.
Enormes filas se formavam na parte lateral da Igreja. Muitos fiéis caminhavam em direção ao Frei Gustavo Medela, um dos responsáveis pela benção, que realizava todo o protocolo nas pessoas e em seus animais. Para ele, a satisfação em atender as pessoas era algo inexplicável.
“Essa é uma ocasião para as pessoas se darem conta de que Deus é sempre próximo na vida de cada um. São laços de afeto legítimos que se criam entre pessoas e animais, porque o animal também traz no seu modo de agir, algo da ternura, espontaneidade, docilidade, da qual nós também precisamos. A nossa esperança é que os animais nos ajudem a sermos sempre pessoas melhores”, diz o frei.
A data festiva contou também com barracas de lanches e diversos tipos de alimentos do lado de fora da igreja. Na parte interna, uma missa foi realizada em memória de São Francisco de Assis, atraindo grande número de fiéis.

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Fantastic beat ! I would like to apprentice while you amend your site, how can i
    subscribe for a blog site? The account helped me a acceptable deal.
    I had been tiny bit acquainted of this your broadcast provided bright clear concept

  2. Can I simply just say what a relief to find somebody that actually understands what they are talking about
    on the internet. You actually understand how to bring a problem
    to light and make it important. A lot more people must read this and understand this side of the story.

    It’s surprising you aren’t more popular given that you surely possess
    the gift.

  3. Do you have a spam problem on this website; I also am a blogger,
    and I was wondering your situation; we have created
    some nice procedures and we are looking to exchange methods with
    others, why not shoot me an email if interested.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo