Matéria

Cripta Imperial é mergulho na história

Descer as rampas laterais do Monumento à Independência significa mergulhar ainda mais na história do País. Isto porque o local guarda em seu interior os restos mortais de D. Pedro I e de suas duas mulheres, Maria Leopoldina de Habsburgo e Amélia de Leuchtenberg.
Mas, para vivenciar este capítulo da história, é preciso deixar o ar fresco das áreas verdes do parque e se aventurar no ar sombrio da Cripta Imperial. Inaugurada em 1952, o primeiro corpo a ser transferido para o local foi o da Imperatriz Dona Leopoldina. Em 1972, foi a vez do recinto abrigar os restos mortais de D. Pedro I e, somente em 1984, o corpo de Dona Amélia também foi transferido para a Cripta.
E, não é só o fato de o Monumento à Independência abrigar os três túmulos que fascina os seus visitantes, mas principalmente as informações que foram reveladas em 2012 em uma exumação inédita coordenada pela arqueóloga Valdirene do Carmo Ambiel feita nos três corpos.
Uma equipe formada por historiadores, arqueólogos, físicos e médicos descobriram que Dona Leopoldina foi enterrada com a mesma roupa com que foi coroada imperatriz do Brasil, em 1822, e que ela não teria fraturado o fêmur, como dizia a história.
Já Dom Pedro I foi enterrado como Dom Pedro IV de Portugal, com roupas de general. Todas as insígnias encontradas junto à sua ossada eram portuguesas, sem referências ao passado brasileiro. Também foi encontrada junto a ele uma coroa portuguesa, além de alguns objetos de ouro e metal.
Mas, a surpresa maior dos cientistas, foi ao abrir a urna da segunda esposa de D. Pedro I. O corpo de Dona Amélia estava mumificado, preservando cílios e cabelos e a imperatriz foi enterrada totalmente de preto.
Em 2000, o subsolo do Monumento à Independência passou por uma grande reforma com o objetivo de melhorar as instalações de visitação aos caixões. Concebido pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), o trabalho foi focado principalmente nas alterações arquitetônicas e novos acessos foram feitos por meio de rampas de acessibilidade. Houve também a construção de uma escada monumental e de sanitários. Painéis educativos com informações sobre a família imperial também estão expostos no local.
O horário de visitação é de terça a domingo, das 9h às 17h. A visitatção é grátis.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo