Turismo

Conheça os mercados de Natal

Você já imaginou passear em um lugar onde se respira o espírito natalino literalmente? Por onde você olhar, sentir, cheirar ou ouvir é Natal. É assim que você se sentirá nos famosos Mercados de Natal alemães.
As tradições natalinas da Europa são famosas principalmente por causa das suas cores e sabores preservadas ao longo de muitos séculos. Falando particularmente da Alemanha, é naquele país que as referidas tradições parecem ter mais força.
Na Alemanha, as comemorações do Natal começam quatro semanas antes do dia 25, quando se fazem a “Adventskranz” – Coroa de Advento – são arranjos com ramos de pinheiro ou azevinhos e quatro velas, geralmente vermelhas, roxas ou coloridas; a cada domingo acende-se uma vela para que, ao chegar no último domingo antes do Natal, as quatro velas estejam acesas. A tradição da Coroa de Advento é mantida pela maioria das Igrejas de Confissão Luterana em todo o Brasil e também pela Igreja Católica.
Voltando à Alemanha, paralelamente, em todos os lugares montam-se cabanas de madeira cheias de luzes e nelas o conto do Papai Noel se repete.
É nessa mesma época do ano que se espalha no ar o aroma dos quitutes típicos das festas de dezembro, fartamente encontrados no Mercado de Natal – “Der Weihnachtsmarkt” – onde geralmente são vendidos artigos típicos da ocasião tais como bonecos quebra-nozes, figuras de madeira, latas de biscoitos, brinquedos, velas de cera de abelha, bolas de vidro, estrelas brilhantes, chocolates, doces e outras iguarias tradicionais.
Conta-se que estes mercados ficaram mais populares depois de 1517 quando ocorreu a Reforma Luterana criando novos hábitos entre a população, as crianças passaram a ganhar presentes do Menino Jesus, no dia de Natal, criando-se assim o “Christkindlsmarket”, nome popular dado ao Mercado de Natal no sul da Alemanha. Vale lembrar que anteriormente a troca de presentes ocorria em 11 de novembro, Dia de São Martinho, e no dia 06 de dezembro, data consagrada a São Nicolau.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo