Matéria

Comentário de uma anciã sobre preconceito

Há 130 anos foi assinada a Lei Áurea que acabou coma  escravidão. Apesar de todos esses anos, ainda existem pessoas pouco esclarecidas que ofendem os afro descendentes. Eles não observaram a riqueza e os valores que esse povo trouxe para o nosso País.

Apesar de trazidos de maneira criminosa nos porões de navios e vendidos como mercadorias, entre eles alguns escravos, segundo alguns historiadores, erma mais instruídos do que os próprios portugueses. Aos poucos foram se agregando entre nós e logo se destacando brilhantemente.

Um deles foi Joaquim Maria Machado de Assis, que fundou a Academia Brasileira de Letras, sendo seu primeiro presidente e o mais importante escritor e romancista brasileiro. Outro foi Antonio Carlos Gomes, músico que se destacou tanto que chamou a atenção do Imperador Dom Pedro 2º, mandando-o para a Itália, a fim de especializar-se.

Foi um dos maiores compositores brasileiros, sendo uma de suas obras conhecida mundialmente, intitulada “Opera do Guarany”, executada por quase 60 anos como prefixo do programa “A Voz do Brasil”. Não podemos esquecer do Aleijadinho, Antonio Francisco Lisboa, o mais notável escultor brasileiro, bem como a nossa Dayane dos Santos, que em competição mundial de ginástica ganhou em primeiro lugar vencendo grandes atletas de outros países.

Nesta última Olimpíada do Rio de Janeiro, a primeira medalha de ouro foi conquistada por Rafaela Silva, outra jovem de origem humilde e afro descendente. Não podemos esquecer de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que visitando um País africano, pararam uma guerra para recebê-lo com honras e glórias. Por muito tempo foi considerado o mais importante atleta brasileiro.

Graças aos afro descendentes nossa música é muito rica, sendo citada no mundo inteiro. Não podemos esquecer a nossa feijoada que nasceu na senzala.

Esse relato é para homenagear a senhora Tomaza, que trabalhou para minha avó Luiza Maria, cuidando do meu pai Joaquim Eliseu e seus seis irmãos. Um deles se formou padre, o cônego José Nicodemos. Após a alforria meu avô, o capitão Joaquim Jerônimo da Rocha deu-lhe uma casa para ela ter uma vida tranqüila até o fim de seus dias.

Segundo o afro descendente norte americano Martin Luther King “o ser humano aprendeu a voar como pássaro, a nadar como peixe, mas ainda não aprendeu a sensível arte de viver como irmão”.

Por Vitória Rocha Mariano da Costa, 86 anos – Moradora do Jardim da Saúde.

 

 

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Hoje 28 de outubro de 2022,conheci rapidamente essa senhora Vitória Rocha Mariano Costa, ela falou me sobre este artigo “comentário de uma anciã sobre o preconceito. Acabei de lê e deixo meu parabéns a ela pelo excelente artigo. E meus sinceros agradecimentos por me falar e relatar nesta escrita sobre o preconceito.

  2. Conheci a senhora Vitória no dia 05/11/2022 saindo do prédio de onde mora. Uma senhora linda, comunicativa e muito inteligente que gentilmente me adotou como neta.
    Que matéria fácil de ler e muito enriquecedora!
    Parabéns senhora Vitória!!!

  3. Hmm it appears like your blog ate my first comment (it was
    super long) so I guess I’ll just sum it up what I wrote and
    say, I’m thoroughly enjoying your blog. I too am an aspiring blog writer but I’m still new to the whole thing.
    Do you have any points for novice blog writers?
    I’d definitely appreciate it.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo