Home Matéria de Capa IV Comando Aéreo Regional encerra atividades no Cambuci

IV Comando Aéreo Regional encerra atividades no Cambuci

1
1

Depois de cinco décadas instalado na avenida Dom Pedro I, 100, no bairro do Cambuci, a Quarto Comando Aéreo Regional vai encerrar suas atividades. Diversas lideranças da região receberam um convite para a “Cerimônia Regional de encerramento das atividades do 4º Comando Aéreo Regional ” que vai ser realizada no dia 14, às 10h30. De acordo com a corporação “a extinção do COMAR é em virtude da reestruturação da Força Aérea Brasileira”.
Há 2 anos a FAB está dando um importante passo, a ativação das ALAS e desativação das Bases e COMAR. Em dezembro de 2016, começaram a ser ativadas as Alas – organizações militares voltadas para a área operacional – e desativadas as estruturas de Comandos Aéreos Regionais (COMAR). Cada Ala é uma organização operativa de nível tático, comandada por um Brigadeiro do Ar ou Coronel-Aviador, com responsabilidade focada tanto nas atividades de preparo quanto nas ações de emprego da Força, quando assim for determinado. Em outras palavras, as Alas, distribuídas pelo território nacional, são o símbolo de uma Força Aérea focada em sua missão-fim.
Atividades rotineiras como aquisições de materiais e serviços, pagamento de diárias, conservação e reforma de instalações, fornecimento de alimentação, manutenção de viaturas e atendimento a pensionistas, que antes eram de responsabilidade de um comandante de um COMAR ou de uma Base Aérea, por exemplo, passam a ser executadas por órgãos especializados, subordinados aos Órgãos Setoriais de Logística, Pessoal e Administração. Foram criadas 15 Alas em todo o país.
A notícia pegou os ipiranguistas de surpresa, que não esconderam a indignação de ter que se despedir do COMAR. “Infelizmente temos que nos despedir de um pedaço do nosso bairro. O IV COMAR fez história aqui e vamos sentir falta. Costumava passar de manhã e observar os militares fazendo treinamento. É uma honra a nossa pátria”, disse Ivani Pereira.
Fundado em 27 de março de 1942, o IV Comando Aéreo Regional nasceu da divisão do território brasileiro em quatro zonas aéreas. Inicialmente foi instalado no Campo de Marte, tendo sob sua jurisdição os Estados de São Paulo e Mato Grosso. No mesmo ano de sua criação, sua sede foi transferida para um velho prédio na rua Epitácio Pessoa 57, na capital de São Paulo, e em 1967, mudou-se para a atual sede à Av. D. Pedro I., 100, no bairro do Cambuci.
A missão do IV COMAR é coordenar, controlar e executar as atividades administrativas e logísticas necessárias ao funcionamento das organizações subordinadas e das sediadas em sua área de jurisdição. Cinco organizações militares estão subordinadas ao IV COMAR, são elas: Bases Aéreas de São Paulo, Santos e Campo Grande, Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo e o 4º Esquadrão de Transporte Aéreo – Esquadrão Carajá. Além dessas, estão na área de jurisdição deste Comando outras 49 organizações militares da Força Aérea Brasileira.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Matéria de Capa

Um Comentário

  1. John Doe

    16 de março de 2016 em 02:30

    Someone spots them while scouting, they can say the dog or kid tipped the alarm off.

    Replicar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *