Acontece

CEI Parque Fongaro faz projeto sobre natureza

Desde o início de 2018, o Centro de Educação Infantil (CEI) Parque Fongaro, na rua Joaquim Gonçalves Andrade, desenvolve o projeto “Currículo da infância: relações das crianças com saberes da natureza e da cultura”, que elaborou e desenvolveu uma horta escolar na unidade.
Nos dias 1 e 2 de fevereiro ocorreram os diálogos entre os professores para a escolha de um título para o projeto. Foi a partir daí que o nome “Currículo da infância: relações da criança com saberes da natureza e da cultura” começou a ser usado. Além disso, ocorreu também, a primeira atividade com as crianças do CEI, o plantio de podocarpos (pinheiro-bravo).
Na sequência, uma série de atividades foi desenvolvida com os pequenos, como o plantio, na horta, de alface e girassol, a construção de um jardim na entrada do CEI e a observação da evolução de lagarta a borboleta.
Segundo Ana Lúcia Coelho, Coordenadora Pedagógica do CEI, as crianças estão vivenciando experiências diretas com a natureza e, a partir delas, extraindo lições importantes para a vida. “Tudo isso está integrado ao Projeto Especial de Ação, aos Indicadores de Qualidade e com tudo o que é realizado na escola. Além disso, essas atividades com a natureza possibilitam às crianças o desenvolvimento de habilidades físicas, afetivas, sociais, além de favorecer a criatividade mais pura no ser humano”, observa Ana.
A próxima ação será realizada no dia 30 de junho com a festa ANAMA, que em tupi-guarani significa família. Nesse evento, o enfoque será o de da convivência entre crianças, suas famílias e de todos do Centro de Educação por meio de atividades como lanche compartilhado.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo