AconteceMatéria

Embarques e desembarques na estação Chácara Klabin serão feitos na mesma plataforma

A ViaMobilidade, concessionária que opera a Linha 5-Lilás de metrô, anunciou a mudança na operação da estação Chácara Klabin a partir desta segunda-feira, 3 de outubro. Segundo a empresa, os passageiros passarão a embarcar e desembarcar nos trens pela mesma plataforma.
Com isso serão oferecidas 11 novas viagens durante o dia, ampliando a oferta em 16,5 mil lugares. Atualmente, as composições manobram na área após as plataformas, o que obriga os usuários que embarcarão no sentido Capão Redondo a utilizar a plataforma oposta.
“Desde o início da operação às 4h40, o embarque sentido Capão Redondo e o desembarque na Estação Chácara Klabin serão feitos na Plataforma 1 até 17h. Após as 17h, este mesmo fluxo passa a ser na Plataforma 2”, explicou a ViaMobilidade em nota.
A justificativa da concessionária é oferecer maior conforto aos passageiros, porém, trata-se de situação inversa a que ocorre, por exemplo, na estação Vila Prudente, da Linha 15-Prata. Lá, o Metrô pretende fazer o contrário nos próximos meses, ou seja, manobrar os trens após a parada a fim de ampliar a oferta de viagens.
O encontro entre passageiros tentando embarcar e pessoas desembarcando também deve tornar a experiência do usuário mais complicada do que no esquema anterior, de plataformas separadas. De quebra, voltará o fantasma da “viagem negativa”, quando usuários que embarcam em Santa Cruz sentido Capão Redondo, tomam o trem para Klabin para viajarem sentados.
Uma possível explicação para a mudança introduzida pela ViaMobilidade seria a falta de trens disponíveis para ampliar o carrossel. A empresa opera 26 trens da Frota P, fabricadas pela CAF, além de ter oito composições da Frota F, produzidas pela Alstom, e que estrearam no ramal em 2002.
Os oito trens, no entanto, só são usados em horários reduzidos e sempre em pequeno número, como complemento à Frota P, que foi concebida desde o início para operar com o sistema CBTC. Já os trens Metropolis tiveram de ser adaptados para circular com o sistema de sinalização, um trabalho que levou anos e parece não ter sido concluído ainda.
Em agosto, Chácara Klabin, que faz conexão com a Linha 2-Verde, recebeu em média 75,3 mil usuários por dia.
Com informações do site Mtrocptm

Artigos relacionados

9 Comentários

  1. First of all I want to say wonderful blog! I had a quick question in which I’d like to ask if you don’t mind.

    I was interested to know how you center yourself and clear your thoughts before writing.
    I have had a hard time clearing my thoughts in getting
    my thoughts out. I truly do take pleasure in writing but it just
    seems like the first 10 to 15 minutes are wasted just trying to figure out how to begin. Any suggestions or hints?
    Cheers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo