AconteceDestaqueMatériaSaúde

Campanha de saúde no Metrô de SP incentiva hábitos saudáveis e exames preventivos

Nesta semana, até sexta-feira (18), o Metrô de São Paulo está desenvolvendo ações em prol da saúde, diversidade e cidadania. Os passageiros de diferentes estações poderão se vacinar contra a COVID-19, adquirir autoteste de HIV/AIDs e realizar testagem de hepatite e muito mais.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Metrô está disponibilizando vacinas contra COVID-19 e Gripe (Influenza) em doze estações pela malha metroviária. Esta campanha tem como objetivo ampliar os índices de imunização da população.

A vacinação vai até sexta-feira (18), das 8h às 18h nas estações Jabaquara da Linha 1-Azul, Sacomã e Vila Prudente da Linha 2-Verde, Tatuapé e Vila Matilde da Linha 3-Vermelha. Já na estação Tucuruvi da Linha 1-Azul e Palmeiras-Barra Funda da Linha 3-Vermelha o horário será das 9h às 17h. Nas estações Marechal Deodoro e República da Linha 3-Vermelha, a vacinação ocorre das 9h às 16h Linha 3-Vermelha.

Testes de Hepatite

Até sexta-feira (18), 12 estações do Metrô de São Paulo oferecem campanha de testagem gratuita contra as hepatites B e C. A ação “Hepatite Zero” é uma iniciativa internacional dos Rotary Clubs.

Nas estações Sé, Luz, Jabaquara e Portuguesa-Tietê da Linha 1-Azul; estações Paraíso, Clínicas e Vila Prudente da Linha 2- Verde; Brás, Corinthians-Itaquera, Palmeiras-Barra Funda e República da Linha 3-Vermelha e na estação São Mateus da Linha 15-Prata. O horário será de segunda-feira a sexta-feira, das 16h às 19h e aos sábados, das 10h às 13h.

Autoteste de HIV/AIDS

Ainda nessa semana o Metrô de São Paulo oferece Autoteste de HIV/AIDS, com o propósito de orientar e aumentar os cuidados contra o HIV e outras infecções. Em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Programa Estadual de IST/AIDS de São Paulo, os passageiros recebem gratuitamente os autotestes de HIV/AIDS, insumos de prevenção à Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), além da entrega de preservativos e gel lubrificante.

Dependência Química

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS realiza na sexta-feira (18), na estação Vila Madalena, da Linha 2-Verde, a campanha de prevenção à dependência química, das 10h30 às 12h. A iniciativa reúne profissionais especializados para orientação acerca do consumo de álcool, tabaco. Além disso, o passageiro receberá uma avaliação sobre o padrão de consumo dessas substâncias.

Cidadania

Direitos e apoio à comunidade LGBTIQUIAPN+

Nesta quinta-feira (17), a Unidade Móvel de Cidadania LGBT estará localizada na estação Jabaquara (área externa) da Linha 1-Azul, das 12h às 17h.

Os profissionais presentes têm com oferecer atendimento às vítimas de violência, preconceito e discriminação, além de fornecer apoio jurídico, psicológico e social, incluindo orientações para a realização de boletins de ocorrência. Essa ação faz parte do trabalho desenvolvido pelo Centro de Cidadania LGBTI Edson Neris, gerido pela Associação Cultural Educacional e Social Dynamite.

Esta iniciativa luta contra agressões verbais e físicas, combate à discriminação da população LGBT e procura promover a cidadania dessas pessoas.

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo