DestaqueMatéria de Capa

Bloco do Fico celebra inclusão de pessoas com deficiência

O Bloco do Fico levou alegria e inclusão às ruas do Ipiranga no sábado, 22 de fevereiro, abrindo oficialmente o Carnaval 2025 com a presença do prefeito Ricardo Nunes. A festa resgatou a essência do Carnaval tradicional, com bandinha, corso, concurso de fantasias e marchinhas, reforçando a importância de uma folia acessível para todos. A concentração foi entre as ruas Cipriano Barata e Tabor.

Com um repertório exclusivo pensado para pessoas com deficiência, o bloco emocionou e encantou o público. O prefeito destacou a relevância da inclusão na festa, afirmando que é essencial ter um Carnaval para todos, baseado na diversidade e no respeito. Ele ressaltou que sempre inicia a folia no Bloco do Fico justamente por seu compromisso com a acessibilidade.

Entre os foliões, estavam a cuidadora Jaciene Silva de Jesus, de 56 anos, e seu filho Alexandre Olivio dos Santos, de 37 anos, que tem paralisia cerebral e é cadeirante. Eles participam do bloco há oito anos e, para ela, essa socialização é essencial para que o filho se sinta incluído e valorizado.

Graças ao serviço de transporte adaptado Atende+, da SPTrans, muitas famílias puderam comparecer ao evento. Manuela Francisca da Silva, mãe da pequena Sophia, de 9 anos, musa do bloco, também celebrou a experiência. Foi a primeira vez delas na festa, mas já conheciam o evento pelas redes sociais. Ela destacou a importância de um bloco realmente inclusivo, que proporciona um ambiente acolhedor e familiar.

Inspirado no Dia do Fico, momento histórico em que Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, o Bloco do Fico demonstrou mais uma vez que o Carnaval pode ser divertido, organizado e seguro, garantindo que ninguém fique de fora da folia.

Foto: Leon Rodrigues/SECOM

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo