Beleza & Estética

Beleza nas simples refeições

Todo mundo sabe que o aspecto da pele, dos cabelos e das unhas depende dos alimentos que ingerimos. Isso não é novidade, mas é sempre bom relembrar o poder maravilhoso que os alimentos têm. E, preferencialmente, devem ser consumidos ao natural.
É verdade que não faltam dietas e dicas de como manter a forma e as medidas no lugar, mas nem sempre estamos preparados para o impacto no orçamento mensal porque algumas dietas podem exigir certo investimento. Talvez seja hora de descomplicar a contagem de calorias, ou “desgourmetizar” a comida, como têm dito alguns culinaristas famosos.
A tradicional mistura “arroz com feijão” ainda é a melhor opção quando o assunto é nutrição saudável. Ah, mas e os carboidratos que se transformam em açúcares etc etc? Daí, aquela dica de ter bom senso na quantidade que se coloca no prato. No geral, vale a indicação: 4 colheres (sopa) de arroz e 2 colheres (sopa) de feijão; acompanhando, 1 filé médio (se puder, grelhado), salada verde e 4 colheres (sopa) de legumes cozidos. Lembra que é melhor que seja tudo muito natural, então, nada de refrigerantes ou sucos industrializados. É bom controlar também o consumo de doces. O “pulo do gato” é usar a criatividade e usar a alimentação do dia a dia a seu favor, equilibrando as quantidades consumidas. As massas podem ser vilãs, ou não, depende de você. Prefira as massas preparadas com grãos integrais porque o organismo demora mais para digeri-los e aumenta a saciedade.
O pão com café e leite também é uma tradição do café da manhã do brasileiro e pode ser consumido sem culpa. A dose é um pão francês, com ½ colher (chá) de manteiga ou requeijão e 1 xícara (chá) de café com leite. Se puder optar por versões desnatadas, melhor; melhor também a versão integral do pão.
Existe uma ideia que o consumo de frutas é inofensivo, não engorda. Não é bem assim. As frutas são ricas em açúcares e por isso o consumo deve ser controlado. Dependendo da necessidade individual, algumas frutas ficam proibidas no cardápio.
As frutas são importantes aliadas porque dentre outros nutrientes, contém vitamina C, que é importante elemento quando o assunto é beleza da pele, crescimento e reparação dos tecidos. Além disso, a vitamina C é poderoso antioxidante e tem a capacidade de combater os radicais livres.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo