AconteceDestaqueMatéria

Avanço da Linha 2 – Verde beneficia Ipiranga e ABC

A Linha 2-Verde chegará até a Penha, conectando-se com a Linha 3-Vermelha. Ao todo, 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas com 8 novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. A expansão tornará a Linha 2-Verde a mais extensa do sistema com 23 quilômetros. Também vai diminuir os tempos de trajeto da população da Zona Leste e redistribuir o fluxo de passageiros de toda a rede sobre trilhos.

O avanço da Linha 2 – Verde em direção a Zona Leste, vai beneficiar os moradores do Ipiranga e do ABC, no deslocamento para a região. O trânsito também irá melhorar, isso porque a população pode trocar o veículo por um meio de transporte mais rápido e seguro. Na sexta-feira (2), o consórcio CRASA-Ghella-Consbem fez mais uma concretagem da laje de fundo da futura estação Penha, da Linha 2-Verde. A laje já está parcialmente concretada e servirá para receber o tatuzão que escavará os túneis da extensão de 8,4 km do ramal. Depois disso, servirá de base para a construção das plataformas da estação e das vias férreas.

“Para esta etapa da concretagem, planejada a partir de um estudo que avaliou como limitar a temperatura no interior da massa de concreto permitindo evitar a formação de trincas e fissuras, o que garante melhores resultados e otimiza o tempo de serviço, serão lançados 1.650m³ de concreto produzidos por três centrais fornecedoras”, explicou o Metrô em nota.“O insumo para a concretagem será transportado por 54 caminhões betoneiras e duas bombas com lanças de distribuição de 58m e 42m, farão o lançamento do concreto. Cada uma destas bombas tem capacidade de lançar até 90m³/h. Quando concluída, a laje de fundo da futura estação Penha terá consumido 18.000m³ de concreto”, completou.

A estação Penha está sendo construída numa vala a 25 metros da superfície. Ela terá um papel importante ao ligar a Linha 2-Verde às linhas 3-Vermelha e 11-Coral. A expectativa é que a partir de 2026 ela possa aliviar os dois ramais que apresentam um forte movimento pendular.

Artigos relacionados

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo