Home Beleza & Estética Aproveite o verão, mas cuidado com o calor intenso nesta época

Aproveite o verão, mas cuidado com o calor intenso nesta época

0
0

O sol está quente demais. Já faz algum tempo que cientistas e especialistas em meteorologia alertam que essa situação só vai piorar.
A recomendação é usar roupas leves, beber bastante líquido e consumir frutas e verduras em abundância. O horário de exposição ao sol deve ser antes das dez horas da manhã e depois das quatro da tarde. E, de novo, vale lembrar que o protetor solar é o único eficiente para minimizar os efeitos nocivos dos raios solares. Parece repetitivo explicar isso, mas ainda tem gente que se expõe ao sol sem nenhuma proteção por pura preguiça de usar.
Os dermatologistas explicam que os danos solares são imediatos, por isso a pele fica vermelha. Mas eles também persistem e danificam o DNA em até três horas, o que causa envelhecimento e câncer de pele. Nada substitui o filtro solar na hora de proteger a pele contra os danos solares. Os efeitos da radiação solar na pele são cumulativos, ou seja, as consequências podem surgir anos depois.
O raio UVA o principal responsável pelo envelhecimento precoce (manchas e rugas), sendo um tipo de radiação que atravessa nuvens, vidro e epiderme e penetra na pele em grande profundidade, até as células da derme, produzindo grande quantidade de radicais livres.
O raio UVB deixa a pele vermelha e queimada, danifica a epiderme e é mais abundante entre às 10 da manhã e às 4 da tarde. Essa radiação pode furar o bloqueio dos filtros químicos e aumentar o risco de câncer de pele.
Nos primeiros 20 minutos de exposição ao sol, a pele já começa a sofrer oxidação por conta dos radicais livres, que geram vasodilatação, inflamação e vermelhidão, por isso não adianta passar o protetor na pele ao chegar na praia ou na piscina. É necessário fazer a aplicação no corpo todo, antes de vestir-se, pelo menos 20 minutos antes de sair, para que o filtro protetor comece a agir antes do “ataque” dos raios solares.

  • Horóscopo

    Áries: Sua tensão será a grande responsável por atritos e desentendimentos profissionais. …
  • Touareg terá ‘toque brasileiro’ na 3ª geração

    Desenho do novo SUV foi assinado pelo designer brasileiro Arnaldo Cruzeiro, que trabalha n…
  • Cotidiano marca “Malhação”

    E vem aí, mais uma temporada de “Malhação” com a missão de manter os bons índices de audiê…
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Beleza & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *