AconteceCultura & LazerDestaqueMatéria

Anexo ao Parque da Independência é inaugurado

Anexo ao Parque da Independência é inauguradoDezessete meses de seu início, as obras do Parque infantil anexo ao Parque da Independência, foram entregues neste sábado (15), em cerimônia que contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes. A área, de mais de 25 mil metros, foi declarada de utilidade pública em 2005, pelo então prefeito José Serra e desapropriada em 2008 pelo prefeito Gilberto Kassab.

A partir de agora os ipiranguistas e turistas que costumam frequentar o Parque da Independência, finalmente poderão usufruir de sua ampliação. A cerimônia aconteceu com grande presença do público que aguardava com ansiedade por sua inauguração.

Os mais 25 mil m² de área adicionada ao Parque da Independência tem pista de skate para incentivar a prática do esporte, parquinho para as crianças, espaço para caminhada além de banheiros. Agora, o Parque terá 45 mil m².

“Era um terreno de 20 mil m², a gente está agora entregando os 45 mil m² totalmente qualificados, com pista de skate, com banheiro, com parquinho, e você estar aqui vendo as crianças ali brincando no parquinho, as pessoas andando com seus animais – cachorros e gatos fazendo caminhada é motivo de muito orgulho para todos nós”, afirmou o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes.

Ainda, segundo Nunes, a expectativa é que o Museu do Ipiranga, com a ampliação do Parque da Independência, se torne o segundo mais visitado da cidade de São Paulo. Hoje, ele ocupa a terceira posição no ranking. “Isso vai se somando a um compromisso de ter a nossa cidade, cada dia mais sustentável, com ambiente melhor para se viver, para morar, trabalhar e visitar”, disse Nunes.

Há 15 anos os moradores do Ipiranga esperam para usar a área anexa do Parque, a qual, em 2005 foi declarada como “de utilidade pública” pelo então prefeito José Serra e desapropriada em 2008, pelo ex-prefeito Gilberto Kassab.

Mais de 23 anos passados após ser anexado ao Parque da Independência, o espaço – enfim – poderá ser utilizado pelo público.

“Venho acompanhando isso há muito tempo [as obras de ampliação do Parque], então por isso que estou aqui na inauguração para ver. A gente achava que não ia acontecer nunca e realmente aconteceu, então estou aqui para acompanhar, ver o que vai acontecer não só agora, como também no futuro, para ver se vai ficar dessa mesma forma ou não”, contou André Urbano (34 anos), morador do Ipiranga que já levou sua bicicleta na inauguração para aproveitar o novo espaço. “Já quero dar uma olhada aí, ver o que vai acontecer. Também ando de skate, então a ideia é – realmente – ver o que tem para fazer de diferente por aqui”, completou.

As obras deveriam ter sido entregues no começo do ano, mas por conta de um pedido de aditivo da construtora responsável Frechaltore, foram se estendendo e incomodavam a todos, uma vez, que pareciam não ter fim.

O prefeito salientou essa demora, destacando que, “a gente teve o sucesso de poder – com o esforço de todo mundo – concretizar cada contribuição e ter feito a licitação no final do ano passado. A empresa (Frechaltore) ganhou a licitação e a gente está entregando esse Parque aqui, maravilhoso. Desejo que vocês façam um bom uso do Parque”.

Alan Abreu (34 anos), cresceu no Ipiranga e comemorou a possibilidade de ter à disposição um novo espaço no bairro. “É sempre bom a gente ter mais um espaço no Ipiranga. De fato, demorou bastante, mas bom que ficou pronto.

Agora é usufruir”, expressou. Ele tem uma filha pequena e irá levá-la para brincar no parquinho. “É mais uma área para ela. Qualidade de vida”.

Flávio Pi mora na Zona Leste. Skatista, ele ficou sabendo sobre a inauguração da ampliação do Parque e a nova pista destinada à modalidade esportiva e fez questão de estar presente no local. “Lá [na Zona Leste] a gente é bem precário de rampa, então, quando a gente ficou sabendo que estava tendo a construção aqui, acompanhou toda a epopeia para poder ser construída a rampa”, disse.

Segundo ele, “a rampa ficou legal, por mais que tenha demorado um pouco. Ficou boa, com um nível bom, qualidade boa”.

“Isso só proporciona para o pessoal da região mais qualidade de vida, formação de atletas – hoje em dia o skate é um esporte olímpico, então, temos que aproveitar e pegar essa onda para investir em estrutura de skate, pista, mas está de parabéns, a rampa ficou muito boa”, acrescentou Pi, que deverá voltar novamente ao Parque da Independência para aproveitar o novo espaço.

“Esse aqui é um espaço que estava literalmente abandonado, perdido, e nada melhor do que fazer uma coisa em prol da comunidade, do ipiranguista e também do povo”, pontou, com alegria, Ricardo Silvestre, morador do bairro, que esteve presente na inauguração com sua esposa e netinho.

Durante a coletiva de imprensa concedida pelo prefeito a equipe de reportagem do Jornal Ipiranga News perguntou a ele sobre como ficará a segurança da nova área. “Aqui no Parque tem a empresa contratada de segurança, já está trabalhando inclusive e recebe o reforço da GCM. A viatura da GCM vai passar aqui todos os dias e vai ajudar na questão da segurança, mas tem uma empresa de segurança contratada aqui que fica 24 horas”, afirmou Ricardo Nunes.

Valdir Abdallah, advogado Ipiranga, comemorou a inauguração. “Isso [a inauguração] é graças a nossa vida pública, que olharam, sentiram a realidade de melhorar o nosso Museu do Ipiranga”, frisou, cumprimentando e parabenizando todos os presentes e envolvidos.

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo