AconteceMatéria

A importância do exame no Dia Nacional da Mamografia

O câncer de mama, o que mais acomete mulheres em todo o mundo, pode ser detectado precocemente por meio de acompanhamento médico periódico e realização de exames. A importância do exame, é um dos pontos principais de alerta as mulheres, e, neste domingo (5), uma forte campanha foi intensificada quando é celebrado o Dia Nacional da Mamografia.
Em São Paulo, por exemplo, 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), são a porta de entrada para a linha de cuidado voltada à mulher na capital paulista. A avaliação clínica é feita por médicos generalistas e os casos que necessitam de atenção especializada são encaminhados às especialidades da rede, conforme prevê o programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), adotado pelo Ministério da Saúde como acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). A mamografia é recomendada para mulheres na faixa de idade entre 50 e 69 anos, como preconiza o Ministério da Saúde (MS).
As unidades do programa ESF contam com clínicos generalistas e enfermeiras capacitados para atender demandas ginecológicas, incluindo a solicitação do exame de mamografia, além de realizar a primeira avaliação de resultados de exames e redirecionar a um especialista, caso seja necessário.
“A política de atenção à mulher deve acontecer durante todas as fases de vida, independentemente da faixa etária e do grupo populacional ao qual ela pertence, estendendo-se a todos os níveis de atenção: da baixa à alta complexidade, promovendo a melhoria de vida, ampliando os meios e serviços de saúde municipais e reduzindo a mortalidade feminina no SUS”, destaca Sônia Raquel Leal, coordenadora da Área Técnica da Saúde da Mulher.
Mulher
Em 2022, a SMS ampliou os esforços aplicados à saúde integral da população feminina, a começar pela edição do Avança Saúde com foco no diagnóstico precoce e início do tratamento dos cânceres do colo do útero e de mama, além de dar destaque para outras questões ligadas à saúde das paulistanas.
Para prevenir o câncer ginecológico, a Área Técnica de Saúde da Mulher da Coordenadoria de Atenção Básica fez mais de 236 mil mamografias em 2022. Destacam-se ainda mais de 670 mil consultas de pré-natal, no ano passado.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo