AconteceDestaqueMatéria

Vila Monumento faz aniversário com festa

Completando 101 anos, a Vila Monumento ganhou uma grande festa, neste sábado (30) organizada pelos moradores e comerciantes ilustres do bairro. Os preparativos para a festa acontecem há aproximadamente três anos e costumam a encantar e divertir o público presente.

“Estamos organizando aí já faz uns três anos. Tivemos o ano passado e hoje a gente está com barracas e expositores dobrados. Eu curto. Todo mundo se ver, se abraçar, sair um pouco do “Zap Zap” né? ”, contou à reportagem do Jornal Ipiranga News Alexandre Amato Mobile, organizador da festa e morador da Vila Monumento, de 55 anos.

“A Vila Monumento significa um espaço de acolhimento, para mim, onde eu posso abraçar as pessoas que eu gosto”, afirma, ainda, Amato. “Eu tenho um sonho que é “botar” minha cadeira na porta de casa e não ser incomodado por bandido. A gente vai chegar lá”, completa.

Jan Rodrigues também foi organizadora do evento e sente muito orgulho em morar na Vila Monumento. “Eu sou moradora aqui há mais de vinte anos, adoro a Vila Monumento. É um bairro que ainda mantem uma característica de uma vila antiga, que os vizinhos se conhecem, um compra um negócio para o outro, a gente se encontra na feira, se chama pelo nome. Isso é raro”, afirma.

“Eu estou gostando muito, um pouco nervosa, mas gostando muito”, pontuou ainda Rodrigues, que foi uma das apresentadoras dos festejos e ainda se apresentou durante participação de seu grupo de samba “Choro na Vila”.

Vila Monumento faz aniversário com festa
Banda da Polícia Militar abre a festa e encanta convidados

Entre as atrações, que contaram com apresentação da Banda da Polícia Militar, espetáculo infantil e contação de histórias, com a Cia Rabo de Cotia, apresentação de ginástica do Colégio Notre Dame Rainha e música de qualidade, com o grupo Chorando na Vila, o público presente também pode apreciar as obras de expositores que foram convidados a comparecer na festa para vender e apresentar seus produtos, como é o caso de Elaine Garcia, moradora da região da Saúde, que foi convidada por uma amiga a prestigiar a festa e mostrar seus trabalhos em artesanato.

“Eu estou achando uma graça essa rua toda feliz, organizada, arrumada e com bastante opções. Eu trabalho com artesanato, com bolsas em crochê, e uma amiga me convidou, justamente, para vir divulgar o meu trabalho, meu artesanato, e parece que é bem familiar aqui, uma rua muito gostosa”, disse Garcia.

O mesmo aconteceu com Luis Ricardo Souza, de 36 anos. Especialista em terrários e morador do centro de São Paulo, ele foi convidado a participar do evento e mostrar sua arte para os presentes. “A gente veio para ver como funciona. Sabemos que são 101 anos [de idade da Vila Monumento], é bastante tempo, e é uma galera que é bem apaixonada pelo bairro, então isso é muito bacana”, afirmou.

Voluntários do Abrigo Ajuda Animal, também participaram da festa e conseguiram realizar a adoção de cachorrinhos durantes as comemorações. “Nós resgatamos animais de rua, a gente dá vacina, castra, cuida deles e disponibiliza para adoção. Hoje, aqui, o evento está sendo muito bacana, estou achando muito bonito, bem organizado e espero que seja um sucesso e que a gente consiga doar muitos cachorrinhos hoje”, frisou Dessica Terada, voluntária do Abrigo.

“A festa é bem legal e têm tudo para dar certo. Hoje está calor, mas não está tão quente. A gente já teve uma adoção [de cachorro], graças a Deus”, explicou Roberta Lacava, de 49 anos, fundadora do Ajuda Animal.

Os adotantes da cachorrinha, foram Alexandre Macedo e Carolina Barreto, que não são da região, compareceram à festa por conta do Ajuda Animal e acabaram ficando para prestigiar as apresentações.

“A gente começou a seguir o Ajuda Animal no Instagram, eles postaram que iam estar aqui na festa, aí a gente veio para adotar ela [a cachorrinha]. A gente chegou aqui e ficou um pouco surpreso, não sabíamos que ia ter uma festa, mas está super bem organizado. Está bem legal”, expõe Macedo.

“Poxa, muito legal. Achei bem legal, todas as atrações, a banda da polícia tocando, está muito legal”, diz, Barreto.

André Marques, morador da região há 5 anos, compareceu à festa com sua família. “Estou achando muito legal a festa. É um prazer participar”, afirmou.

“Eu sou carioca, estou morando aqui na Vila Monumento tem um ano, gosto muito daqui, fui muito bem acolhida e estou amando a festa”, contou Bruna Rafaelle Santos, de 26 anos, que estava acompanhada de suas filhas, Rafaela (10 anos) e Maria (7 anos). “Está todo mundo gostando [da festa]. Muito lindo, muito família, ótimas apresentações. Muito bom” afirma ainda.

Francisca Chiovitti é uma das organizadoras dos festejos e não mediu esforços para engrandecer a Vila Monumento. “A gente tem o prazer de ser um bairro histórico. Estamos completando aqui 101 anos de Vila Monumento, temos vários Monumentos históricos aqui, centenários, e para nós é sempre um prazer unir as pessoas, para que a gente consiga fazer um bairro melhor”, afirma.

Osvaldo Gomes de Paiva Junior é esposo de Francisca e estava animado com a festa. “Participei pelo segundo ano aqui na festa da Vila Monumento. A primeira foi uma experiência muito interessante e a segunda, agora, está fantástica, tem mais eventos, muito mais estrutura”, frisa. “É aquilo que todo mundo comenta, né? Falta esse tipo de evento, para valorizar os bairros. Poucos são os bairros que o pessoal conhece, de fato. Quando tem um evento desse, ele [o bairro], se torna público, participativo e as pessoas passam a conhecer”, aponta ainda, Junior.

A festa da Vila da Monumento é tradicional, acontece todos os anos e em 2023, esteve em sua quinta edição e contou ainda com diversões com cordas e tirolesa, realizadas por uma equipe da Guarda Florestal.

Vila Monumento faz aniversário com festa
Aécio dos Santos, Lourdes Gomes de Paiva e Osvaldo Gomes de Paiva Junior prestigiaram e adoraram a festa

“É a primeira vez que eu estou aqui e hoje está sendo ótimo. Estou adorando. Eu estou achando muito legal as atrações, a banda, as possibilidades de ver as coisas aqui. Está muito legal, estou gostando bastante”, disse Lourdes Gomes de Paiva, irmã de Osvaldo e cunhada de Francisca.

Seu marido, Aécio dos Santos, também gostou dos festejos. “A festa é um projeto que eu espero que tenha sempre, vou ser bem sincero. O projeto está de parabéns”, afirmou.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo