Desde novembro de 2021, o Ministério da Saúde (MS) passou a orientar em nota técnica do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) que quem tomou o imunizante antiCovid da Janssen precisa receber mais uma dose.
A recomendação é que essa dose de reforço seja feita com a própria vacina da Janssen, no intervalo de dois a seis meses após a primeira aplicação. No caso das mulheres que tomaram essa vacina previamente e atualmente estão gestantes ou puérperas deverão ser imunizadas exclusivamente com a Pfizer.
Dose única + dose de reforço: entenda o porquê da orientação
A decisão de ser feita uma segunda aplicação com o mesmo imunizante Janssen foi baseada em estudos científicos, após demonstrarem aumento significativo na imunidade com mais uma dose da vacina Janssen.
Segundo a nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, os níveis de anticorpos aumentam nove vezes após uma semana da dose de reforço da Janssen, quando aplicada com intervalo de seis meses.
Além disso, a dose de reforço forneceu 94% de proteção contra a Covid-19, enquanto com a dose única esse índice é de 75%.