Matéria

Prefeitura vai recapear ruas do Ipiranga

Avenida do Cursino, Avenida Ricardo Jafet e Rua Dom Lucas Obes estão entre as vias que serão recapeadas pela Prefeitura de São Paulo. A ação faz parte do maior investimento da história para a recuperação asfáltica da cidade, aproximadamente R$ 1 bilhão, para que até 2024 mais de 20 milhões de m² sejam recuperados com recapeamento, micro pavimentação e manutenção de pavimento rígido.
Para este cronograma inicial, foram divulgados os endereços prioritários para receber os serviços asfálticos, incluindo algumas vias da região. Entre os critérios considerados para a escolha das vias prioritárias, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.
Na Avenida do Cursino, será recapeado o trecho entre a Rua Santa Cruz e a Avenida Curió. Serão, ao todo, mais de 65 mil metros quadrados de recapeamento. Na Rua Dom Lucas Obes, o trecho recapeado é o do acesso à Avenida do Estado. Já na Avenida Ricardo Jafet serão mais de 60 mil metros quadrados que serão recuperados entre as ruas Dom Bernardo Nogueira e Paulo Bregaro.
Diferente das ações anteriores, em que a recuperação do pavimento era padronizada e uniforme, é feita uma avaliação do pavimento existente por meio de levantamentos e inspeções, que permitem a aplicação do asfalto personalizado para cada via. Os materiais são os mesmos utilizados na Europa, Alemanha, Suécia e Inglaterra, e apresentam vantagens como alta resistência à deformação, maior vida útil e resistência a derrapagens.
Além disso, as empresas responsáveis entregam o trabalho com a garantia e a avaliação de técnicos que considerem que o recapeamento não apresenta nenhuma necessidade de correção. Caso haja algum dano após a finalização das obras, as empresas realizam o reparo.
No serviço de recapeamento é realizada a recomposição estrutural de toda a extensão da via, como guia, sarjeta e drenagem. Os materiais apresentam vantagens como alta resistência à deformação, maior vida útil e resistência a derrapagens.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo