Acontece

Prefeitura lança programa para combater abuso sexual infantil

A Prefeitura de São Paulo está desenvolvendo um programa para coibir o abuso sexual contra crianças e adolescentes em seus centros esportivos. A ação envolve treinamento dos servidores públicos e criação de uma política escrita de proteção e um código conduta, com a participação dos familiares. Na primeira fase, que vai até o final do mês, serão beneficiadas 2000 crianças de 11 centros, entre eles, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, um dos principais berços do esporte de alto rendimento do País, e o Balneário Jalisco na Vila Santa Catarina. O programa deverá se estender para os clubes privados.
Chamado de “Clube Amigo da Criança”, o programa desenvolvido pela Secretaria de Esportes e Lazer começou com a capacitação dos servidores. Trata-se de um treinamento para identificar situações de risco, como, por exemplo, se as crianças ficam sozinhas durante o treinamento. Eles são treinados para identificar sinais emocionais (agressividade e introspecção) e físicos (hematomas e cicatrizes) de possíveis abusos. Também aprendem a intervir e para onde encaminhar eventuais denúncias. Desde o início do ano, já foram capacitados 210 servidores, entre gestores regionais, coordenadores de clubes e professores (analistas).
O passo seguinte é a criação de um código de conduta com as diretrizes de comportamentos dos adultos. Outra etapa importante é o monitoramento e avaliação dos centros esportivos, que serão feitos pela própria secretaria e também por entidades como Visão Mundial. O programa prevê ainda a adesão de voluntários. Cada clube terá um selo (ouro, prata e bronze) de acordo com as etapas realizadas. O programa começa com foco em 2.000 crianças em 11 clubes municipais – são 47 ao todo. Hoje, os clubes municipais recebem 7.500 crianças e adolescentes até 18 anos.
“Em torno da iniciação esportiva, gira uma rede de abusadores de crianças e adolescentes que se aproveita da falta de regulamentação e protocolos preventivos nos clubes formadores”, diz Carlos Bezerra Junior, secretário de Esportes e Lazer de São Paulo.

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Great goods from you, man. I have understand your stuff previous to
    and you’re just extremely excellent. I really like what you’ve acquired here, certainly
    like what you are stating and the way in which you say it.
    You make it entertaining and you still take care of to keep it wise.
    I cant wait to read far more from you. This is
    really a great web site.

  2. Hi there, I discovered your website by means of Google even as
    looking for a comparable topic, your site came up, it appears to be like good.
    I have bookmarked it in my google bookmarks.
    Hello there, just turned into aware of your weblog thru Google, and located that it’s really informative.

    I am gonna be careful for brussels. I will be grateful if you
    happen to proceed this in future. Lots of other people will likely
    be benefited from your writing. Cheers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo