AconteceMatéria

Prefeitura distribui 2 milhões de camisinhas

Durante todo o período de Carnaval, a 21ª edição da campanha “Camisinha na Folia” colocará à disposição 2 milhões de preservativos internos e externos e sachês de gel lubrificante, todos gratuitos. Além da distribuição pelos agentes de prevenção, as camisinhas também estão disponíveis nas unidades de saúde, terminais de ônibus e estações de metrô.

As ações preventivas tiveram início em janeiro, quando as equipes das unidades da Rede Municipal Especializada em HIV/Aids iniciaram a programação com o projeto “PrEP na Rua”, oferecendo testagem para o HIV e outras ISTs, além de cadastro e dispensação das profilaxias pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) ao HIV, em caso de necessidade do usuário e indicação pelo profissional de saúde, em diversos pontos da cidade. As atividades continuam neste fim de semana, nos quatro dias de folia e até o pós-Carnaval. Além da distribuição pelos agentes de prevenção, as camisinhas também estão disponíveis nas unidades de saúde, terminais de ônibus e estações de metrô.

Agenda PrEP na Rua

A Coordenadoria de IST/Aids da SMS vai realizar ações extramuros por diversas regiões da capital com o projeto “PrEP na Rua”. Serão mais de 30 ações ao todo.

O projeto “PrEP na Rua” busca expandir o acesso dessa outra forma de prevenção ao HIV, especialmente para os segmentos mais vulneráveis da população. A PrEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida. Além dos testes rápidos de HIV, os usuários poderão realizar o teste para sífilis.

Artigos relacionados

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo