Matéria

O coração feminino na OAB, a oportunidade das mudanças

Pela segunda vez, desde sua criação, a Subseção da OAB-Ipiranga será presidida por uma mulher. A jovem advogada Daniela Reis, de 39 anos, surpreendeu a todos pela excelente votação que obteve. Ela representa o “vento feminino” que levou dezenas de advogadas a vencerem a disputa pelo comando das subseções da OAB em São Paulo e no Brasil. O suave e acolhedor “vento feminino” também foi responsável por levar à presidência da OAB em seis capitais, incluindo São Paulo, onde a professora de Direito penal Patrícia Vanzolini, de 49 anos, derrotou o presidente que tentava a reeleição e tornou-se a primeira mulher a assumir a OAB-SP desde sua fundação.
O Brasil conta com mais de 1,3 milhão de advogados inscritos no conselho de classe, portanto a OAB é a principal instituição organizada de controle de atividade profissional. A Ordem tem também como missão selecionar, fiscalizar quem pode exercer a profissão, tem o dever de defender a Constituição, o Estado Democrático de Direito e os Direitos Humanos. Tendo suas atividades votadas para advocacia, mas possui importante papel social, pois atua na defesa do cidadão buscando uma sociedade mais justa e igualitária.
Para a Seccional São Paulo, a advogada e professora em Direito Penal Patrícia Vanzolini, 49 anos, foi eleita após uma acirrada disputa com o candidato que tentava a reeleição. Vanzolini é a primeira advogada a assumir o comando da OAB paulista após a presidência de 22 homens.
A outra boa notícia é a eleição de Daniela Reis para a Subseção do Ipiranga. Eleita com uma grande margem de votos, ela terá um mandato de 3 anos à frente da advocacia do bairro. Daniela tem como propósito primeiro de acolher a advocacia da região, defendendo bandeiras imprescindíveis, como a defesa das prerrogativas e tornar a subseção mais próxima de seus inscritos. Acredita que a OAB pode contribuir na integração e nas soluções das questões e interesses da comunidade do Ipiranga.
“Estamos muito empolgados com nossa eleição. Tive a sorte de contar com um grande apoio da advocacia Ipiranguista, que se reuniu em prol de um projeto vencedor de união, valorização da nossa classe e do nosso bairro. Tenho consciência que há muito trabalho pela frente, mas tenho certeza, que com a continuidade dessa união e confiança faremos uma excelente gestão. Fui bem assessorada por colegas de fibra e de incomparável compromisso, que acreditaram e nosso projeto e em nossas ideias, se unindo a nossa caminhada. Já tinha participado de outras eleições, mas esta foi muito intensa” diz Daniela.
Daniela Reis tem 39 anos, mãe de dois filhos. Ela comemora a importância das mulheres se destacarem nessas eleições. “Nesse pleito a voz feminina conseguiu eleger ao menos seis candidatas nas capitais e isso é um sinal robusto de que os eleitores e eleitoras acolheram as propostas e fizeram conscientemente suas escolhas. A vitória da Patrícia na OAB Paulista é de uma importância ímpar, porque a advocacia paulista quase sempre conservadora, nessa eleição optou por uma mulher jovem de muitas qualidades com pensamento voltado para o futuro, para a democracia”, diz Daniela.
“Espero cumprir um mandato democrático, integrativo, útil, digno em todos os aspectos. Estamos com muitas ideias, nosso grupo eleito está discutindo as diretrizes básicas para nossa gestão. Queremos colaborar em diversas questões sociais, como segurança pública, democratização da informação e incentivo na participação da sociedade nas decisões da administração pública. A advocacia do Ipiranga pode esperar de nós uma gestão gentil e acolhedora, contudo, firme defensora das prerrogativas da advocacia. A comunidade da região pode esperar da OAB Ipiranga uma entidade dinâmica, ativa, preocupada com o cidadão”, concluiu Daniela.
O mandato dos eleitos na OAB começa em 1º de janeiro de 2022.

Artigos relacionados

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo