AconteceMatéria

Monumento à Independência será reformado

O Monumento à Independência do Brasil, obra do escultor italiano Ettore Ximenes e do arquiteto Manfredo Manfredi, inaugurado em 1922, será reformado. O monumento, que na época, foi inaugurado incompleto e finalizado quatro anos depois, em 1926, durante os últimos anos foi atacado por vândalos, com pichações e até mesmo espada de algumas figuras foram roubadas.
O Monumento faz parte do conjunto urbanístico do Parque da Independência, onde encontra-se também o edifício-monumento erguido em que hoje abriga o Museu do Ipiranga e a Casa do Grito
.A reforma do Monumento e da Casa do Grito, fazem parte da reforma de toda a área para a comemoração do Bicentenário da Independência, a ser comemorado em 7 de setembro.
Como se trata de uma obra de responsabilidade da Prefeitura de São Paulo, no sábado (9) ela publicou em edital para a abertura de licitação que prevê a reforma e manutenção do Monumento e da Casa do Grito.
O objetivo do projeto é contratar empresa especializada em engenharia para execução das obras, como conservação das pedras de granito, área externa do Monumento (pátio), Capela Imperial, Plataforma Elevatória, entre outros serviços. Já na Casa do Grito, será feita uma manutenção geral, como recuperação dos mirantes, reparos nos pisos e paredes, aplicação de tintas anti-pichação e limpeza geral.
O edital e seus anexos já estão disponíveis para consulta e download no site http://e-negocioscidadesp.prefeitura.sp.gov.br e spobras.sp.gov.br. Maiores informações podem ser obtidas em 3113-1571 ou no e-mail licitações@spobras.sp.gov.br. A entrega dos envelopes será aceita até 12 de Maio.
A Casa do Grito é o símbolo da declaração do então príncipe D. Pedro I em que separa o Brasil colônia do império português e foi construída aproximadamente em 1884. Ficou abandonada até 1955 quando foi declarado o valor histórico da edificação e então reformada.

Artigos relacionados

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo