Acontece

Lavapés conquista o título do Grupo de Acesso II

A Lavapés Pirata Negro, escola de samba mais antiga da cidade de São Paulo, venceu o Grupo de Acesso II do tradicional carnaval de bairros de 2020. Com o enredo “O mundo a partir da África e o Tambor que faz a gira girar”, a agremiação conquistou 180,2 pontos e desfilará no Grupo I em 2021.
A campeã tem como presidente o ator Ailton Graça, de 55 anos. Ele assumiu a escola no dia 2 de dezembro. O vice-campeonato ficou com a escola de samba Isso Memo. Em 2021, ambas vão desfilar no Grupo de Acesso de Bairros 1. Na parte de baixo da tabela, a Primeira da Aclimação e a Iracema Meu Grande Amor foram rebaixadas para o Grupo de Acesso de Bairros 3.
Fundada em 1937 por Deolinda Madre, mais conhecida como madrinha Eunice, a Lavapés é considerada a escola de samba mais antiga da cidade de São Paulo. A agremiação, que acrescentou Pirata Negro ao seu nome no ano passado, já foi sete vezes campeã do Grupo Especial entre a década de 1950 e 1960. Com o tempo, no entanto, a escola não acompanhou a evolução das concorrentes e acabou rebaixada.
Em dezembro de 2019, o prestigiado ator Ailton Graça, apaixonado pelo carnaval desde sua infância, assumiu a presidência da escola. Desde então, o presidente tem se mobilizado para buscar recursos para a escola.
A Lavapés Pirata Negro estava sem local para realizar seus ensaios e com Ailton Graça conquistou um galpão no Jabaquara, e agora subiu do Grupo de Acesso II para o Grupo de Acesso I do carnaval dos bairros.
“Eu tinha um grupo de amigos e uma escola de samba chamada Pirata Negro, que na verdade é um instituto”, diz Ailton. “E, a gente estava correndo atrás de uma escola para continuar trabalhando as narrativas pretas e a nossa felicidade foi gigante quando nós encontramos a Lavapés. Então ficou, Lavapés Pirata Negro.”

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo