Acontece

Há 100 anos, Figueira das Lágrimas tornava-se pública

O terreno onde fica uma das árvores mais antigas da cidade foi incorporado pela Prefeitura em junho de 1920. Há exatos 100 anos, a área foi doada para a Prefeitura cuidar da árvore.

A Figueira das Lágrimas é a árvore mais antiga de São Paulo e já foi passagem de mercadores, soldados, viajantes e até do Imperador D. Pedro I. A área passou recentemente por um processo de revitalização e foi entregue novamente a população. Localizada na altura do número 515 da Estrada das Lágrimas, a Ficus organensis dá nome à Estrada das Lágrimas. Em seu tronco, mães chorosas, pais apreensivos e esposas angustiadas, encostavam para ver seus filhos e maridos viajarem rumo à Guerra do Paraguai (1865-1870).

A árvore, cuja idade é mais antiga que a própria história da Independência do Brasil, está em uma área de 100 m² na Praça Figueira das Lágrimas e recebeu a instalação de banco, refletores, pintura, graffiti e plantios, valorizando, assim, a preservação do patrimônio histórico. Hoje, inúmeras pessoas passam diante dela todos os dias, seja caminhando ou em algum meio de transporte para ir aos seus variados destinos. Em 2019, suas raízes foram objeto de análise pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas. A árvore original  pode ter entre 360 e 400 anos.

A figueira chegou a correr riscos, como quando o dono do terreno quis derrubá-la, em 1909; a mobilização da imprensa conseguiu impedir essa tragédia. Em 1920, o então prefeito Firmiano Pinto mandou construir uma mureta com grades ao redor da figueira para protegê-la, e afixou uma placa de bronze com um poema de Eugênio Egas. Em 1926, foi retratada pelo pintor Oscar Pereira da Silva; no dia da Árvore de 1952, a Sociedade Geográfica Brasileira produziu nova placa de bronze; nos anos 80, ela foi relacionada entre a Vegetação Significativa no Município de São Paulo, por iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, tendo o seu corte proibido.

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. An impressive share! I have just forwarded this onto a co-worker who was doing a little research on this.
    And he in fact ordered me dinner due to the fact that I found it for him…
    lol. So let me reword this…. Thank YOU for the meal!!
    But yeah, thanx for spending the time to discuss this subject here on your website.

  2. Heya! I understand this is sort of off-topic however I needed
    to ask. Does running a well-established website such as yours
    require a lot of work? I’m brand new to running a blog but I do write in my diary everyday.

    I’d like to start a blog so I can easily share my experience and thoughts online.
    Please let me know if you have any suggestions or
    tips for brand new aspiring blog owners. Appreciate it!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo