AconteceDestaqueMatéria

Festa de São José leva milhares de fiéis e devotos à Paróquia do Ipiranga

No dia de São José, comemorado na tradição católica em 19 de março, a Paróquia destinada ao Santo do Ipiranga realizou uma grande festa para homenagear o pai de Jesus Cristo e contou com massiva presença dos fiéis e devotos de durante o dia inteiro, que neste ano, caiu na terça-feira.

De acordo com envolvidos na festa, aproximadamente 10 mil de vários lugares compareceram à Igreja no dia de São José, para agradecer, buscar bênçãos e homenagear o considerado Padroeiro do bairro.

Uma das presentes é Roseli da Costa, ipiranguista enraizada, que aproveitou a festa para acender uma vela pedindo bênçãos para seu irmão, Sérgio José, que realizava uma cirurgia.

Roseli e Arminda são enraizadas no Ipiranga e levam a tradição familiar para a Paróquia de São José do bairro, frequentando sempre o local santo

“A Igreja de São José faz parte da nossa vida, porque nós sempre moramos aqui na Agostinho Gomes, Cipriano Barata, sempre morando por aqui, então, a Igreja de São José faz parte [de sua vida]”, destacou Roseli, emocionada por conta de seu irmão.

Em relação à festa, na qual comparece anualmente, a senhora destacou que “está bonita”. Para ela, São José significa “muito”. “São José é muito forte nas vidas da gente, das minhas primas, da gente que é tudo daqui do Ipiranga. Então é forte. Bem forte”, destacou.

Mãe de Roseli, Arminda da Costa, conta que comparece à Igreja de São José há 89 anos e o local santo faz parte da tradição de sua família. “Minha sogra foi casada nessa Igreja, meu marido foi batizado e meus filhos também, então, nós somos filhos de São José também”, afirmou.

“Sempre maravilhosa, coisas gostosas para comer lá embaixo [na parte inferior externa da Paróquia], eu sempre venho”, afirmou Arminda, que também foi casada na Paróquia de São José do Ipiranga.

Além das Missas que aconteceram praticamente durante o dia inteiro, as tradicionais barraquinhas que anualmente fazem parte dos festejos, como a do Lírio de São José, Artigos Religiosos, Bolo de São José, Saquinho de Moedas e Óleo de São José, também atraíram os olhares dos presentes na data.

Dani Hassan e Rosana Michelacci fazem parte da equipe que cuidou da festa e ficaram muito animadas com todo o evento e a presença dos fiéis

“Está todo mundo muito animado, o dia cooperou para isso e a festa está bem movimentada. Nossas moedas, lembranças, os itens devocionais, as pessoas vêm muito em busca do cordão, do óleo que a gente sabe, e a devoção do saquinho de São José também, está muito boa já [a festa] desde às seis horas da manhã”, contou Dani Hassan, 42 anos, que cuidava da festa.

Rosana Michelacci, amiga de Dani, também ficou animada com a festa. “Essa festa é maravilhosa né. Não tem o que dizer. A gente gosta de servir, atender todos os fiéis, devotos, que vem, precisam de ajuda”, apontou.

“É cada graça alcançada que a gente ouve, que a gente arrepia todo ano. É muito gratificante fazer tudo isso”, completou Michelacci.

Leonor Oliveira, de 90 anos, frequenta a Igreja desde menina e também conversou com a reportagem. “Eu casei aqui. Meu marido faleceu e todo ano eu mando rezar a missa aqui [na igreja destinada à São José]”.

Para ela a festa deste ano estava bonita. “Está bonita a festa, mas todo ano que eu venho na festa de São José está bonita”, destacou.

Para ela, São José representa “tudo em sua vida”. “Eu converso com ele, quando preciso dele vou lá e falo com ele. É assim”.

Galene Verderosa é filha de Leonor e carrega consigo a devoção de sua mãe por São José, frequentando a Paróquia do Ipiranga desde pequena. “A festa está linda, como todos os anos, cheia de pessoas. Está maravilhoso. Muito abençoado. É sempre muito organizado e muito lindo. É nota mil”.

“São José significa tudo, porque ele foi o homem que foi o pai de Jesus Cristo, então, eu sempre peço que ele proteja a minha família e a família de todas as pessoas do mundo inteiro. Que ele traga sempre muito amor e paz em todos os lares”, contou ainda, sobre a importância de São José em sua vida.

Ao final de todas as Missas ocorridas, uma pequena procissão com a imagem de São José acontecia pelo portão lateral da Paróquia. Depois da última missa, foi a vez da principal Procissão tomar conta das principais ruas do bairro e emocionar quem participou do momento sagrado.

Alexandre e Julio frequentam a paróquia há muito tempo, acompanharam a festa, carregaram a imagem de São José durante uma das procissões ocorridas após a Missa e ficaram animados com os festejos

“Essa festa de São José é uma festa muito importante, é uma tradição, uma festa que agrega muitos valores, atrai muitas pessoas com isso e o bom que quebra um pouco a rotina, porque no meio da semana, é um presente, uma bênção no meio da semana”, dissertou Alexandre Fonseca, 42 anos, praticante da Igreja de São José em torno de 15 anos e que faz parte da equipe de Encontro de Casais com Cristo (ECC), com sua esposa.

Julio Oliveira, 48 anos, está na Paróquia desde 2012, realizou sua Crisma já adulto e a partir de então, começou a atuar em Pastorais. “A festa é  uma alegria aqui na comunidade, muito grande. Vem povo de perto, vem povo de longe, atrai muitas pessoas, é muito bom para nós como comunidade, nos ajuda muito”, acentuou.

“É muito legal porque essa festa de São José da “uma quebrada” na Quaresma, que é um período que a gente tem que estar mais reflexivo, mais introspectivo, mas vem São José, para nos trazer uma festa no meio da Quaresma, o que é tudo de bom e é muito bom ver a Paróquia cheia, e está sempre cheia”, afirmou ainda, Oliveira.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo