AconteceDestaqueMatéria

Faróis no Ipiranga são substituídos

Nas últimas semanas, faróis antigos que viviam com problemas no Ipiranga, tem sido substituídos por outros, mais modernos. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego, só na área do bairro, a concessionária Ilumina SP deu início ao processo em 32 cruzamentos semafóricos localizados nas subáreas da Nazaré, Bom Pastor, Pastorinho e Patriotas, incluindo as ruas Agostinho Gomes e dos Patriotas. As demais estão em fase de projeto.

Os novos faróis implantados são inteligentes, envoltos de uma faixa amarela as lâmpadas, agora, são em led e o controlador semafórico é digital. Os trabalhos para a substituição duraram dois dias e já estão em funcionamento.

Conforme apurou a reportagem, as equipes estão modernizando a sinalização e um dos motivos para o feito, seria as quedas contínuas de sinal, que faziam com que os faróis ficassem apagados, muitas vezes, por vários dias.

No cruzamento entre a Agostinho Gomes e a Oliveira Alves, por exemplo, faróis queimados eram constantemente vistos por quem mora ou dirige pelo local. O mesmo acontecia em outras regiões do bairro.

“Como é material que fixa no tempo, a resistência dos materiais vai se modificando e até mesmo o volume de trânsito aumenta”, contou Glauber Santana dos Reis, sobre o porquê dos antigos faróis ficarem, muitas vezes, apagados.

Ainda segundo ele, a troca dos semáforos vai tornar o trânsito “mais dinâmico”. Não se sabe, portanto, se em mais lugares do Ipiranga os faróis serão substituídos por novos.

Faróis no Ipiranga são substituídos
Segundo a CET, o processo de troca de faróis acontecerá a longo prazo e tem previsão de ser concluído em aproximadamente três anos

A CET informou ainda, através de nota, que “a instalação dos novos semáforos é um processo de longo prazo, que inclui diversas etapas como a elaboração de projeto, instalação dos novos equipamentos e conexão do semáforo inteligente ao sistema que passará a controlar o fluxo dos carros”.

“Por enquanto, nenhum dos 32 cruzamentos está em operação no modo inteligente”, diz ainda o informativo.

No centro expandido, a nova tecnologia deve estar presente em 2.586 cruzamentos, com uma duração de aproximadamente 3 anos para conclusão do projeto, que é da Prefeitura de São Paulo através do SPRegula e da CET.

“Os semáforos inteligentes podem ser identificados por uma borda amarela ao redor de sua caixa de luzes. Eles utilizam um sistema adaptativo em tempo real capaz de transformar imagens captadas por câmeras integradas em dados e, por meio de algoritmos, ajustar o tempo de abertura dos semáforos de acordo com a quantidade de carros”, apontou o informe da Companhia.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo