Matéria

Corinthinha da Vila Monumento

A paixão do brasileiro pelo futebol ultrapassa gerações e mantém viva a memória do futebol de várzea jogado em praticamente todos os bairros da cidade, principalmente nas comunidades.

Há quem garanta que o futebol de várzea é a segunda paixão do brasileiro, a primeira é ocupada pelo futebol profissional. Mas, quem acompanha o Sport Club Corinthians Paulista da Vila Monumento, rebate essa frase, e afirma que o futebol varzeano é, e sempre foi a primeira paixão dos brasileiros e isso não parece que vai mudar.

Todos os finais de semana os jogadores se reúnem na sede do time que fica na rua Engenheiro Prudente, 367, na Vila Monumento, para mais uma partida de dribles, gols e acima de tudo, de muitas histórias.

O Corinthinha é um dos times mais tradicionais da várzea paulista e tem uma história rica. O time já foi campeão do Desafio ao Galo (competição exibida pela TV Record nos anos de 1980 e 1990) e campeão da Paulista da Taça Corinthians, entre outras conquistas.

Mas, apesar de momentos de ouro em sua trajetória, nem tudo foi flor na vida do Corinthinha. Com o desaparecimento dos campos de várzea, devido o crescimento urbano dos bairros, o Corinthinha perdeu o campo da rua Gaspar Fernandes, mas mesmo com dificuldades deu a volta por cima e se mantém firme até hoje. Atualmente as partidas são realizadas no Parque da Aclimação.

Torcida e jogadores jogam juntos no Alvinegro

Dividindo espaço com o futebol society e o futsal, a várzea ainda atrai muita gente. Nesse cenário, os times varzeanos, quase sempre são formados por amigos que se reúnem aos finais de semana para jogar bola. Esses encontros, além de ter muita bola rolando, ainda contribuem para o comércio das comunidades. O Corinthinhas é um exemplo. Por diversas vezes atrai dezenas de pessoas que acompanham o time fielmente, e quase todo final de semana recebe pessoas e jogadores amadores de outros bairros, e até mesmo cidades, que vão de perto conferir a fama do gigante da Vila Monumento.

Um dos segredos para esse sucesso é manter o time ativo e em harmonia.

Uma vez por ano os jogadores que fizeram história no time se reúnem para relembrar oito décadas de futebol que é motivo de orgulho para as pessoas que acompanham os times de várzea.

Alguns já não estão mais vivos para compartilhar deste momento, mas sempre aparecem nas histórias. Como afirmam os veteranos, é impossível falar do Corinthinhas sem citar o jogador Mauro, ou como era conhecido, o famoso Pé de Pato, que faleceu em 2011, mas continua vivo nos bate papos até hoje.

Para os seguidores do Corinthinhas da Vila Monumento, a várzea sobrevive bravamente, defendida por seus mais fieis seguidores, filhos, pais e avós, que vão aos campos, repassam as tradições e incentivam o amor pelo futebol.

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. hello there and thank you for your information – I’ve certainly picked up something new from right here.
    I did however expertise several technical issues using this web site, as I experienced to reload the web site a lot of times previous to I could
    get it to load properly. I had been wondering if your
    web hosting is OK? Not that I’m complaining, but slow
    loading instances times will often affect your
    placement in google and can damage your high quality score
    if advertising and marketing with Adwords. Anyway I am adding this RSS to my email and can look out for much more
    of your respective intriguing content. Make sure you update this again very soon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo