CEU Heliópolis ganha unidade do Telecentro

O Centro Educacional Unificado (CEU) Heliópolis, em São João Clímaco, ganhou na semana passada, uma unidade do Telecentro. O serviço, que é um espaço importante para população que necessita de capacitação digital, agora está em todas as unidades do CEU.
“Completamos 129 unidades como esta na cidade. Um equipamento que ajuda bastante quem precisa ter acesso à tecnologia, pessoas de todas as idades, de várias gerações, que disponibiliza internet e aulas de inserção tecnológica, ajudando no desenvolvimento profissional”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.
A maioria dos telecentros se concentra na periferia da cidade, com a oferta de cursos de letramento digital, uso de softwares de edição de texto, planilhas, apresentações, uso de rede social, elaboração de currículo, entre outros. Nesses locais, a população consegue ter um contato maior com o mundo digital, tão essencial atualmente. O novo equipamento apresenta um diferencial dos demais: a unidade do CEU Heliópolis funcionará em três turnos (manhã, tarde e noite), das 8h às 23h, de segunda à sexta-feira.
Capacitação
Desde o início de 2021 até o mês de maio de 2022 foram 460 mil alunos capacitados nos Telecentros. Esse resultado ultrapassa a Meta 60, do Programa de Metas 2021-2024 da Prefeitura de São Paulo, que tinha como objetivo alcançar 300 mil cidadãos capacitados nos equipamentos.
Visando uma melhoria contínua do Programa, há um plano de modernização nos Telecentros. Em 2021 foram adquiridos 57 kits multimídia para o desenvolvimento de cursos e oficinas nas unidades, todos já entregues. Para este ano 2022 serão mais 65 novos kits multimídia.
Esses kits são compostos por notebook, webcam, Smart TV, tripés e acessórios, com finalidade de potencializar o letramento digital e o acesso a computadores em oficinas e nas capacitações nos Telecentros.
Os cursos mais procurados são Introdução à informática, Editor e planilha, Editor de texto, Oficina de Rede Social, Excel e Oficina de elaboração de currículo.
Serviço:
Telecentro CEU Heliópolis
Local: Estrada das Lágrimas, 2385 – São João Clímaco


![Querido entre os ipiranguistas e moradores da região, o Balneário Carlos Joel Nelli, mas conhecido como Balneário do Ipiranga, está passando por uma ampla reforma. A um custo de pouco mais de R$ 12,5 milhões, a obra promete transformar completamente o Balneário, inclusive com a piscina "feijão" ganhando uma cobertura retrátil (cobertura transparente que abre e fecha, possibilitando que o equipamento seja usado em período de chuva), A reforma do Balneário vai garantir mais conforto e segurança aos frequentadores, possibilitando uma melhora substancial para que a população possa desfrutá-lo da melhor forma possível. Dentre as novidades previstas, estarão a troca de piso do local, que passará a ser todo acessível; uma cobertura para a piscina, além do aumento de um andar, que já está em andamento e disponibilizará mais salas de aula. Segundo Rosana Alves Guedes Welcman, gestora de equipamento público, o aumento no número de salas, fará com que mais pessoas possam frequentá-lo, diminuindo as listas de espera para poder usufruir do espaço. Atualmente, são 713 alunos que participam das atividades no local. Destas, 634 são da terceira idade. O salão onde acontecem as aulas de ginástica também será reformado e ganhará novo telhado e a quadra da unidade será coberta, de acordo com informações obtidas pela reportagem. “É um grande orgulho para a gente, com muita luta, ter conseguido [fazer as obras]. Essa é a terceira, mas é “a obra””, destacou Rosana, salientando a importância de autoridades para o início dos serviços, como o secretário de esportes, Carlos Viana, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. “Vai virar um clube aqui, de primeiro mundo mesmo. Vai virar um clube para todos. Vai ficar muito lindo, acessível, com muita acessibilidade, para a gente poder atender a todos”, destacou Rosana. A gestora falou à reportagem, ainda, sobre suas expectativas para quando os serviços estiverem prontos. “Já estou imaginando, vendo, todo mundo muito alegre. A galera pode esperar o melhor. Vai ser lindíssimo. Estou super empolgada. A galera vai ficar muito feliz”, afirmou. Ela frisou ainda sobre a possibilidade de mais pessoas poderem frequentar e participar do que é feito, gratuitamente, no Balneário, salientando a importância dos exercícios físicos, também, para a terceira idade. Para Moacir Rafael Lourenço, fiscal do Balneário há 14 anos, a reforma será muito boa para o bairro e os visitantes do balneário. “Vai ser bom para o munícipe.Eu acho que vai ser legal. Estou feliz”, destacou ele. As obras, que começaram no dia 8 de janeiro e devem ser concluídas em 8 meses, podendo se estender para um ano, dependendo das condições externas [como o tempo, por exemplo], a piscina do Balneário está cercada por tapumes, mas funcionando normalmente e as aulas estão acontecendo na perimetral da própria piscina. “Eu espero que seja como um clube social, que todo mundo possa frequentar, sem ter custo nenhum, porque a vida está muito difícil para todo mundo”, destacou Dolores Carvalho Rocha, de 72 anos, uma das frequentadoras mais antigas do Balneário, sobre o que espera após a reforma. “Aqui é uma casa mãe. Bem recebida, os diretores são amigos, os professores, nem se fala é como se fosse da casa da gente, então aqui para mim é como se fosse o paraíso”, contou Rocha, sobre o Balneário. Estela dos Reis Carvalho, amiga de Dolores, também é frequentadora antiga do Carlos Joel Nelli. “Eu espero coisa boa daqui. Nós vamos ter uma sala de ginástica boa com aparelhos, vai cobrir a piscina, a quadra, melhorias para a gente. Vai ficar muito bom”, disse. “Aqui é minha família. Eu amo esse lugar. Amo o Balneário”, completou, “Só deixo de frequentar aqui quando morrer”, alertou, alegremente. As obras do Balneário são de responsabilidade da Construtora L.C. ltda, custarão R$ 12.718.270,60 aos cofres públicos. Até o momento está sendo realizada apenas a demolição necessária para construção do novo andar que passará a existir na unidade. Após este período, as lajes começarão a ser montadas, conforme informações. O primeiro passo, será a implantação do 1º andar. Depois, os empreiteiros passarão para a cobertura da piscina, quadra, e outros serviços que ainda serão realizados. Até o momento há apenas uma planta do projeto, que não está disponível aos frequentadores e munícipes.](https://ipiranganews.inf.br/wp-content/uploads/Balneário-do-Ipiranga-passa-por-reforma-3-390x220.jpeg)


Good day! This is my first comment here so I just wanted to
give a quick shout out and tell you I truly enjoy reading your
blog posts. Can you suggest any other blogs/websites/forums that cover
the same subjects? Appreciate it!