Matéria

CAY comemora 116 anos e lembra grandes feitos

A comemoração foi simples, mas digna de um clube centenário que mantém acessa a chama de ter sido um dos principais clubes de futebol de São Paulo e hoje, com orgulho dos seus sócios, é um dos principais clubes sociais da cidade. Nesse 10 de julho, o Clube Atlético Ypiranga (CAY), o popular Vovô da Colina, festejou seus 116 anos de fundação
O clube Atlético Ypiranga foi fundado em 10 de junho de 1906, a partir de um grupo de funcionários da Casa da Lebre. Ele nasceu na rua Direita, esquina da rua XV de Novembro, bem no centro da cidade. A iniciativa de se fundar um clube era para a prática do futebol. Nessa época, o time jogava na várzea do Carmo, com os atletas levando e trazendo as traves e a bola. Feliciano Mello Filho foi o seu primeiro presidente
No domingo, 10 de julho, data oficial de fundação do clube, um café da manhã foi servido a convidados e sócios e a bandeira do clube foi hasteada pelos ex-presidentes Roberto Nappi e João de Carvalho, juntamente com Milton Bigucci, um dos mais antigos conselheiros do clube e que já foi diretor de obras do CAY. Nas dependências, sócios e convidados foram saudados pelo Vovô da Colina.
Um dos fundadores da Federação Paulista de futebol, o CAY foi um dos times mais fortes do campeonato paulista. Foi duas vezes campeão do Torneio Início, em 1948 e 1950, Mesmo assim nunca ganhou um campeonato, sendo vive campeão paulista por três vezes, em 1913, 1935 e 1936. Grandes nomes do futebol brasileiro vestiram a camisa do CAY, como o goleador Artur Friedenreich, artilheiro do campeonato paulista em 1914 e 1917 e conhecido como El tigre. O goleiro Barbosa, estreou em 1942 pelo CAY antes de se transferir para o Vasco da Gama, de onde foi convocado para defender a seleção brasileira em 1950. Também atuou pelo CAY com destaque, Xavier Camargo, o “Formiga” que jogou várias vezes pela seleção brasileiro em 1922. Valdemar Carabina jogava pelo CAY quando, em 1954, se transferiu para o Palmeiras, onde atuou por mais de 10 anos.
Com o registro de tantas glórias no futebol, o CAY não resistiu ao rebaixamento para a segunda divisão em 1958 e pediu licença do campeonato. Depois de muitos tropeços de ordem financeira, o CAY foi salvo por 118 abnegados sócios que, juntos, bancaram as despesas do CAY, inclusive pagando o aluguel de duas salas em cima do recém-inaugurado Cine Anchieta, na rua Silva Bueno 2.404.
Hoje o Clube tem uma belíssima sede, onde ocupa um quarteirão inteiro na rua do Manifesto, 475, parque aquático, campo de futebol com gramado sintético, quadras de tênis, futebol de salão, churrasqueiras, sauna e um majestoso prédio com piscina aquecida e sala de ginastica, além de um salão de festas onde são realizados importantes eventos. Orgulho de seus milhares de sócios, hoje o clube é presidido por Fernando Orbele.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo