AconteceDestaqueMatéria

Ações de Zeladoria melhoram a Praça da Sé

Ações de Zeladoria melhoram a Praça da SéSem cuidados há muitos anos, tornando-se um lugar perigoso, lotado de moradores de rua, bandidos e muita sujeira, a Praça da Sé, no Marco Zero da cidade, está passando por ações de zeladoria realizadas pela Prefeitura de São Paulo.

Desde melhorias no calçamento, jardins, na escadaria da Catedral da Sé e limpeza no espaço estão tornando-o cada vez mais atrativo para quem transita por ele diariamente, e para turistas também. As grades colocadas ali temporariamente, colaboram para zeladoria na região.

Além disso, o trabalho efetivo diminuiu, inclusive, ações irregulares que aconteciam na redondeza, como a Feira do Rolo. E para reforçar a segurança, diariamente, 7 viaturas e 28 guardas da Guarda Municipal Metropolitana (GCM), junto à 30 homens do policiamento que fazem ronda a pé além de uma base fixa, protegem a Praça 24 horas por dia, de acordo com informações da própria GCM.

Ainda para tornar o ambiente mais seguro, nessa semana, foi autorizado pela Justiça o processo de licitação para a aquisição de 20 mil câmeras do SmartSampa. Desse total, 2,5 mil equipamentos serão instalados na própria região central. A prefeitura também entregou recentemente 116 motos para a Guarda Civil Metropolitana (GCM) para rondas exclusivamente na região central da cidade.  O investimento foi de R$ 5,7 milhões.

A prefeitura destinou R$ 83,5 milhões na Operação Delegada, de combate ao comércio de rua irregular. O programa prevê a contratação de agentes para reforçar a atuação também no centro da cidade.

Desde o mês de março, a Praça da Sé recebe melhorias, as equipes de áreas verdes realizaram o corte de 36.000 m² de mato; plantio de 8 mil m² de grama e 4 mil mudas ornamentais; preparo de 2.600 m² de solo; o despraguejamento de 2.130 m² de áreas ajardinadas, poda de 245 árvores, 7 removidas e 7 plantadas.

Diariamente é retirada aproximadamente 1,3 tonelada de lixo da Praça. Além das habituais lavagens de via, monumentos e escadarias que são executadas frequentemente, as grelhas e bocas de lobo também passaram por inspeção e remoção de resíduos com a limpeza de 140 bocas de leão; 8 poços de visitas; 43 metros de ramais e 12 metros de galerias limpas.

As equipes de limpeza executaram a capinação e varrição de 45 mil m² da área da praça; 90 operações de lavagem, entre elas, 13 mil m² do piso teve ação de clareamento. Cerca de 10 toneladas de resíduos foram coletadas em 15 operações de remoção de Grandes Objetos no local.

A Prefeitura criou neste ano o Ampara SP, programa complementar de atendimento social a moradores de rua. Em um mês de funcionamento, o programa conseguiu acolher 1,6 mil pessoas em situação de vulnerabilidade. Foram 3.518 atendimentos feitos por um grupo multidisciplinar que conta com psicólogos, arte-educadores e sociólogos.

Segundo informações, a prefeitura tem contratado vagas em hotéis para acolhimento de pessoas em situação de rua. Além disso, um dos principais projetos nessa área, a Vila Reencontro, funciona há cerca de três meses na região do Vale do Anhangabaú, atendendo famílias inteiras que viviam nas ruas.

Hoje, ainda de acordo com a Prefeitura, quase 22 mil vagas são destinadas a pessoas em situação de rua, com serviço de alimentação, atendimento psicológico e de oferta de trabalho via Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT).

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. What’s Going down i am new to this, I stumbled upon this
    I have discovered It absolutely helpful and it has helped me out loads.

    I am hoping to give a contribution & assist different users like its aided me.
    Good job.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo