AconteceDestaqueMatéria

Ipiranga, forte candidato a melhor bairro de São Paulo

A história do Ipiranga se confunde muito com a história do Brasil. Bairro que no início de sua formação era uma vila operária, com algumas fábricas, construídas por imigrantes. Sua localização privilegiada, por estar próximo ao porto de Santos, por onde escoavam a produção, principalmente agrícola, como café, açúcar e grãos, fez com que ele passasse a ser ocupado, também, por comerciantes, que viam na região um forte potencial.
A exemplo do Brasil, onde a imigração, principalmente após a guerra, foi fundamental para o crescimento do País, o Ipiranga também se beneficiou dessa imigração e aos poucos o bairro foi crescendo e a população demonstrando um forte viés empreendedor. A construção da estação de trem do Ipiranga, também foi responsável pelo crescimento e ocupação populacional da região. Os imigrantes que, além do empreendedorismo no setor fabril, se instalaram como mão de obra para ajudar na construção do Museu do Ipiranga, foram ficando e aí começou a surgir uma geração de ipiranguistas apaixonados pelo bairro, berço da Independência do Brasil.
Hoje o Ipiranga é um bairro modelo de São Paulo. Seu traçado, entre o terminal Sacomã e a rua Tabor é de ruas largas e bem divididas. O crescimento imobiliário e a verticalização na década de 70, fez com que os antigos galpões das fábricas começassem a dar lugar a novos empreendimentos imobiliários, que começaram a ser ocupados por nova geração de ipiranguistas.
O amor pelo bairro e suas tradições é outro ponto forte dos ipiranguistas e é notado todos os meses quando entidades e estudantes se reúnem no Parque da |Independêncioa para a troca da bandeira Brasileira, que tremula imponente às margens do riacho Ipiranga.
O terminal Sacomã e a construção do Fura Fila, foram importantes para tirar dezenas de linhas de ônibus de circulação no bairro e com isso, além de melhorar o trânsito, também melhorou sensivelmente a qualidade do ar. A chegada do Metrô e a inauguração de quatro estações – Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã e Tamanduateí – deram o impulso que faltava para o Ipiranga se tornar uma referência na cidade de São Paulo.
Para coroar o ano em que o bairro comemora 440 anos, recentemente a população recebeu a boa notícia de que estudos estão sendo elaborados para a ampliação da linha Laranja 6 do Metrô, que já recebeu a denominação de linha dos parques, pois passará pelo Parque da Aclimação e Independência em direção ao ABC.
Assim, o Ipiranga entrou no século XXI, como forte candidato a ser o melhor bairro de São Paulo, com um forte comércio, qualidade de vida e lazer, graças à preservação de sua área verde, seus parques e a vocação para o empreendedorismo de sua população.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo