AconteceDestaqueMatéria

Festa para Santo Antônio leva milhares de pessoas a Vila Carioca

Fé; amor; devoção e gratidão. Estes são os nortes dos fiéis e devotos de Santo Antônio nas missas e festejos preparados para ele na Paróquia que leva seu nome e está localizada na Vila Carioca. As tradicionais barracas com comes e bebes, além de atrações, também fizeram parte da festa.

Na fé católica, no dia 13 de junho é celebrado o dia do Santo Casamenteiro e milagroso. Grande parte dos visitantes da igreja na data, já são frequentadores de longa data e carregam histórias no local sagrado.

“Eu estou aqui desde que foi inaugurada essa igreja”, contou Antonia Antonello Rigoleto, 88 anos, que aniversaria no mesmo dia de Santo Antônio e todo ano comparece à igreja para festejar. “Eu venho todo ano na festa”, disse. Para ela, Santo Antônio significa “tudo”. “Eu tive muitas graças de Santo Antônio”, expressou. Em 2024, Antonello compareceu à Paróquia com sua família.

“Eu comecei a frequentar quando o Padre Pedro veio para cá. Desde que eu entrei na família, a gente frequenta junto essa igreja”, afirmou Maria Pereira Lima Rigoleto, nora de Antonia e para quem Santo Antônio “significa muito”. Peço para Santo Antônio as pendências”, destacou.

Helvio José Rigoleto é filho de Antonello, esposo de Pereira e pai da menina Mariana, que estava presente e animada durante a missa e a festança. “A gente vem nas festas juninas, está sempre aqui”, frisou José.

Festa para Santo Antônio leva milhares de pessoas a Vila Carioca
Padres realizaram a oração do terço e bênçãos dos pãezinhos para os milhares de fiéis e devotos que compareceram à Paróquia no dia de Santo Antônio

Durante as celebrações, como comumente acontece, eram realizadas as bênçãos dos pãezinhos, além da oração do terço, nos intervalos de uma missa para outra. A Paróquia esteve quase cheia durante todo o dia.

“Sempre venho, quando posso, aqui na Paróquia Santo Antônio, porque além de ser devoto de Santo Antônio a gente tem uma amizade muito grande com o Padre Pedro, então todo ano a gente está aqui no dia de Santo Antônio”, salientou Ubirage Ramos de Lima, 65 anos.

Santo Antônio, segundo ele, “significa uma pessoa que nos mostra a fé”. “Santo Antônio foi uma pessoa de fé, que sempre teve um carinho muito grande com o povo, então a gente admira e é devoto de Santo Antônio por causa disso”, explicou.

Rute Cristina Nunes de Lima, 60 anos, sempre foi devota de Santo Antônio, mas descobriu a Paróquia quando o pároco, Pedro Pereira passou a celebrar missas no local. A festa, de acordo com ela estava “muito boa”. “Tem o que a pessoa quer para comer, para festejar, sem contar os devotos de Santo Antônio, que quer vir para agradecer e para pedir, porque ele é o Santo dos Milagres”.

O famoso bolo de Santo Antônio benzido e disponível para os participantes durante a festança, fez sucesso e emocionou por sua magnitude, beleza e principalmente, intenção. Uma rifa para ajudar nas reformas que acontecem pela igreja também foi vendida no dia.

Paula Cristina, 21 anos, foi a responsável pela venda da rifa e convive com a Paróquia desde que nasceu. Para ela Santo Antônio representa “muita coisa”.

“Eu convivo aqui desde 2000 e já ajudei bastante na quermesse. Me identifico com essa Paróquia”, informou Shirlei Barbosa, 75 anos, que não trabalhou no dia 13 para poder participar das atividades na igreja.

“Eu estou achando maravilhosa, eu acho que vai dar muito certo, porque tem uma pessoa aqui dentro que é muito abençoada: Padre Pedro, porque sem nada e com todo mundo virando as costas para ele, ele reformou essa igreja”, elogiou Barbosa, para quem Santo Antônio significa “muito”. “Se eu perder alguma coisa peço, é aqui que eu venho chorar, então para mim ele é tudo. É muita coisa”.

Pedro, ou também conhecido como Pedrão, ficou agradecido com o carinho dos fiéis e feliz pela participação destes no festejo. “A gente vai aprendendo a viver com o tempo e esse viver/aprender ensina a gente amar as pessoas. Simplesmente não nos separamos”, fez questão de afirmar. Seguimos um ao outro, compreendemos, sabemos como está o dia-a-dia, dividimos as dificuldades, mas também as alegrias, mas também eles vêm aqui muito mais pelo Santo Antônio do que por mim A nossa amizade é grande, mas o carinho que eles têm por Santo Antônio é muito maior”, concluiu o padre.

Sobre a multidão que compareceu à Paróquia na festa, Pedro disse estar “admirado”. “Eu estou admirado, porque tem muita gente desde as seis da manhã, não param de abençoar os pães, as pessoas chegando, rezando e celebrando, já passaram seis padres por aqui hoje, estão muito felizes”, disse.

“Eu morei 40 anos aqui na Carioca, frequentei Santo Antônio [a igreja] direto, mas tem 15 anos que eu fui para Mauá”, falou para a reportagem Leonice Gonzaga Conceição, 71 anos, que mesmo, hoje, morando mais distante, não deixa de comparecer à Paróquia no dia de Santo Antônio.

“Todo ano eu venho. Enquanto tiver as perninhas boas, eu estou aqui”, expressou ainda. “Nossa, essa comunidade é uma coisa abençoada. Eu gosto muito daqui e Santo Antônio também é muito abençoado na minha vida”, completou a senhora.

Junto à festa para Santo Antônio, nos próximos sábados e domingos, até o dia 30 deste mês, a Paróquia, que fica na R. Álvaro Fragoso, 674, ainda realiza sua tradicional quermesse junina, sempre a partir das 19h, com muitas atrações, comidas, além de apresentações musicais.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo