Destaque

Mesmo com restrições, devotos comemoram o dia da Padroeira

Os devotos comemoraram na segunda-feira (12), o Dia de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário que leva o nome da padroeira no Ipiranga. Mesmo em meio às restrições provocadas pela pandemia do novo coronavírus, fiéis foram ao Santuário durante todo o dia para homenagear a padroeira do Brasil.
Com o tem “Com Maria venceremos a pandemia”, a programação teve início às 5h30, com a celebração da primeira missa. A festa seguiu durante todo o dia. A última celebração foi realizada às 19h30 e seguiu até às 21h.
Nos anos anteriores, aproximadamente 10 mil jovens participavam da romaria. Mas, em decorrência da pandemia, neste ano foi diferente. Para entrar na igreja, era preciso usar máscara e respeitar o distanciamento social. A tradicional lotação do santuário, comum nos outros anos, não foi possível. Quem não pode comparecer à uma das missas, não ficou de fora. A programação pôde ser acompanhada pelas redes sociais.
Moradora do Ipiranga, Marilene Batista todos os anos participa da última missa em homenagem à santa. Neste ano, no entanto, devido à limitação do número de fiéis, ela optou por estar presente na primeira missa do dia, mas sem perder a vontade de agradecer pelas bênçãos alcançadas. “Sempre venho, todo ano, com minhas amigas. É a nossa fé que nos faz estar aqui. Este ano foi diferente, porque, além de tudo, não pude participar do encerramento da festa, m as estou muito feliz”, afirmou.
O famoso macarrão à milanesa e o tradicional bolo de Nossa Senhora, que fazem sucesso na festa, este ano n ao pode ser degustado nas dependências da igreja. As com idas também sofreram alteração e foram vendidas em marmitex.
Na entrada padres abençoavam os devotos, mas sem contato físico e todos de máscaras.
Ao todo foram celebradas 11 missas, uma das quais foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano. A Eucaristia foi concelebra pelo Reitor do Santuário, Padre Zacarias José de Carvalho Paiva. “Queremos colocar no seu coração e nas suas mãos, as nossas preces, súplicas, intenções e também nossas angústias, sobretudo, neste tempo que atravessamos, de tantas incertezas e dificuldades, a mãe está sempre por perto e, por isso, recorremos a ela”, manifestou Dom Odilo, no início da celebração.
O Cardeal destacou, ainda, que ouviu de muitos padres ao longo do dia, o relato de que muitos fiéis procuraram as igrejas em honra da padroeira do Brasil na cidade. “Nos momentos de dificuldade, pedimos pela mãe. Aqui estamos para pedir também a ela, nossa mãe”, afirmou.
Na celebração, o Arcebispo recordou os muitos devotos de Nossa Senhora do Brasil que foram vítimas da COVID-19 e também dos fiéis que tiveram a doença e se recuperaram. “Hoje, agradeçamos de modo especial por todos aqueles que já conseguiram superar essa pandemia, pelo trabalho dedicado de tantas pessoas – médicos, enfermeiros, familiares – das pessoas que olham pelos doentes e que olham pelos pobres. Muitas pessoas passaram e ainda estão passando por necessidades e, portanto, dependem da ajuda fraterna e da caridade uns dos outros”, enfatizou Dom Odilo.
Para o padre Zacarias, a pandemia é um “sinal grande de Deus” para os homens. “Se não lermos direito esse sinal, passaremos por situações ainda piores”, afirmou, em outro dia de pandemia.
Também presente nas comemorações, celebrando a missa das 13h, o novo Vigário Episcopal do Ipiranga, Dom Ângelo Ademir Mezzari, falou da emoção de participar das comemorações. “É uma alegria muito grande estar aqui neste lugar de devoção. Maria atende, acolhe e leva nossas preces até o Pai. Somos gratos por isso”, disse o religioso.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo