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Tatuzão escavará 8,4 km de túnel na Linha 2 do Metrô

O tatuzão, batizado de “Cora Carolina”, vai dar início a escavação do novo trecho de 8,4 km entre a Vila Prudente e a Penha. Nesta terça-feira (21) o governador Tarcísio de Freitas visitou as obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô, para conhecer a maior máquina deste tipo em utilização na América Latina. O novo trecho a ser escavado vai cruzar a zona leste de São Paulo em oito futuras estações e investimento de R$ 11,4 bilhões.
“A gente fica feliz porque vemos as obras do Metrô avançando. Há muito investimento, são mais de R$ 11 bilhões nesta fase que vai tornar a Linha 2 a maior em extensão da capital, ligando a Vila Madalena até a Vila Prudente e depois até a Penha”, afirmou o governador. O governador garantiu que autorizou o início do projeto executivo da fase dois. “Nossa ideia é levar o Metrô para fora da cidade de São Paulo. A gente precisa chegar em Guarulhos, é um compromisso que assumimos”, acrescentou.
O primeiro trecho vai do Complexo Rapadura, na Vila Formosa, até o poço Falchi Gianini, que fica entre as estações Vila Prudente (já em operação) e Orfanato. Tarcísio acompanhou a movimentação da roda de corte para o avanço do tatuzão até a parede onde será iniciada a escavação do túnel.
A ampliação vai tornar a Linha 2-Verde o maior ramal de metrô de São Paulo, com 23 km de extensão. A construção prevê um novo trecho de 8,4 km (sendo 8 operacionais) e oito novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. A expansão do ramal vai beneficiar 1,2 milhão de pessoas.
Após a conclusão das obras, a Linha 2-Verde vai proporcionar a redução no tempo de deslocamento da população da zona leste e a redistribuição do fluxo de passageiros em toda a rede de transporte público sobre trilhos de São Paulo.
Tatuzão
O tatuzão tem capacidade para escavar e revestir até 15 metros por dia, por meio de sua roda de corte de 11,66 metros de diâmetro. Até 150 profissionais como engenheiros, mecânicos, técnicos, eletricistas vão trabalhar diretamente na operação do equipamento, que ocorrerá em três turnos diários. O Tatuzão pesa 500 toneladas e é usado tanto para escavar como para revestir os túneis com anéis de concreto. Com 100 metros de extensão, o equipamento é o maior da América Latina e conta com esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e mecanismo para a colocação das aduelas de concreto nos túneis.

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