Matéria

Exposição sonhei em português começa nessa sexta-feira

O Museu da Língua Portuguesa, inaugura nesse sexta-feira (12) a exposição Sonhei em Português!, que busca discutir a migração no século 21 como direito humano e a participação da língua nesse processo.
Um dos núcleos da exposição é a experiência de imigrantes de várias nacionalidades que vieram para São Paulo. Entre os migrantes que relatam sua experiência na mostra estão a chinesa Si Lao, o senegalês Papa Faty Diaw e a paraguaia Maria Teresa Ayala de Pereira. Há também histórias de brasileiros que foram morar no exterior e que relatam suas vivências.
A mostra traz experiências visuais, audiovisuais e ambientes sonoros. Logo na entrada, os visitantes serão recebidos na sala Deslocamentos Cruzados, onde, por meio de instalações visuais e sonoras, terão o impacto de se perceber em um mundo no qual cabem diversos universos, expressos pela variedade de idiomas em uso.
Dentre os artistas cujas obras participam da mostra estão a cantora Fortuna, a diretora da Associação Cultural Videobrasil, Solange Farkas, e o artista Edmar de Almeida. Também têm trabalhos na mostra o poeta Augusto de Campos, o artista Leandro Lima, o documentarista Marco Del Fiol, o Coletivo Bijari e o Estúdio Laborg.
“Cada língua é uma visão do cosmo, com seus provérbios, suas sonoridades, seus ritmos e sua poética própria. Cada uma delas organiza a seu modo a experiência do mundo”, destaca a curadora da mostra, Isa Grinspum Ferraz.
A exposição ficará em cartaz até junho de 2022, no primeiro andar da sede do museu, localizado na Estação da Luz.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo