Nossa Opinião

Que o Brasil siga o exemplo inglês

No mesmo dia em que o mundo viu o Reino Unido iniciar a vacinação de sua população contra a covid-19, no Brasil a terça-feira (8) foi marcada por mais um lamentável capítulo da disputa entre governantes pelo imunizante do novo coronavírus. Pouco pôde se extrair de atitudes concretas da reunião entre o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e governadores, para discutir sobre o processo de aquisição e distribuição de vacinas da covid-19.

Apesar de o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ter anunciado que a vacinação começará no dia 25 de janeiro no Estado, a data ainda não está 100% garantida porque depende do aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde. Na reunião de terça-feira, inclusive, o clima ficou tenso depois que Pazuello disse a Doria que a vacina que está sendo produzida no Estado não é de São Paulo, mas sim do Instituto Butantan.

Sem a garantia de um plano nacional de vacinação para toda a população, o Brasil corre o risco de ver nos próximos dias uma corrida de governadores em busca de imunizantes para seus Estados. O governador do Ceará, por exemplo, já afirmou que, além de buscar parceria com o Governo Federal, está tratando da aquisição também com o Governo de São Paulo, através do Instituto Butantan, para tentar antecipar esse processo de vacinação no seu Estado.

Isso é muito ruim para todo o País. Existe a possibilidade de milhares de pessoas se deslocarem de suas cidades para os Estados que tiverem vacina, aumentando ainda mais as chances de contágio da doença.

Por mais que o ministro da Saúde tenha afirmado que o governo federal comprará qualquer vacina contra a covid-19 com registro na Anvisa, não custa lembrar que, em outubro, o presidente Jair Bolsonaro vetou a compra de vacina do Instituto Butantan sem maiores explicações. Ele é desafeto de João Doria.

No meio dessa guerra política, a pandemia continua avançando no Brasil. A média móvel de mortes cresceu e atingiu o maior patamar dos últimos dois meses. O País já passa dos 178 mil mortos pelo novo coronavírus, com mais de 6,6 milhões de infectados. Dezessete estados e o Distrito Federal apresentaram alta na média móvel de mortes, entre eles São Paulo.

O que a população espera dos governantes, independentemente de partido, é que a vacina chegue à população o mais rápido possível, principalmente aos grupos mais vulneráveis, como idosos, profissionais da saúde e índios. Para isso, pode ser que o caso vá para o STF (Supremo Tribunal Federal) ou que a imunização seja feita sem a liberação da Anvisa. Isso porque existe uma lei aprovada durante a pandemia que permite a importação de vacina contra a covid-19 sem registro no Brasil, mas com aval nos EUA, Europa, Japão ou China. Assim o uso do imunizante no Brasil poderia ser feito com aval de uma agência do exterior.

Se, de fato, chegarmos a esse ponto, será mais uma derrota não só de Bolsonaro, mas de todos os brasileiros. Vacina não tem partido, é questão de saúde pública e de salvar vidas. A exemplo do que já ocorre desde terça-feira no Reino Unido.

Artigos relacionados

20 Comentários

  1. Please let me know if you’re looking for a article author
    for your weblog. You have some really good articles and I believe I would be a good
    asset. If you ever want to take some of the load off, I’d love to write some
    content for your blog in exchange for a link back to mine.
    Please blast me an email if interested. Cheers!

  2. жолбарыс аулау қазақтың ата дәстүрі машықты өнері эссе, шақан шері әлем әдебиеті радиационный фактор, правила радиационной безопасности мұрат мөңкеұлы сарыарқа слайд,
    мұрат мөңкеұлы сарыарқа өлеңін талдау электронды
    пошта түрлері, электронды пошта хат жіберу

  3. наурыз туралы тақпақ 4 шумақ, 22 наурыз туралы тақпақ царские курганы шиликты и бесшатыр, царские курганы шиликты
    и бесшатыр 5 класс адвокатура рк это,
    закон об адвокатской деятельности
    рк 2022 жэу сурганова могилев

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo