Um sucesso chamado “Corrida Maluca”
No final da década de 1980 e começo da década de 1990, o saudoso Gugu Liberato se encantou com um programa espanhol chamado “Si Lo Sé No Vengo”, exibido pela TVE da Espanha. Vendo que poderia ser sucesso no Brasil, o apresentador tratou de comprar os direitos da atração e em 1989 colocou no ar a “Corrida Maluca”, versão brasileira da atração.
A “Corrida Maluca” foi exibida aos domingos, de 1989 a 1991 e a cada programa um concorrente disputava provas, em muitos casos, bem-humoradas, a fim de acumular quilometragem para conseguir uma viagem para qualquer lugar do mundo, à escolha do participante. O programa era dividido em duas etapas. A primeira com duração de 18 minutos. Nela, o concorrente teria que cumprir 12 provas. Durante a realização das provas, eram feitas ao participante, perguntas de conhecimento geral. Cada prova cumprida dava ao jogador 600 Km e cada resposta correta para as perguntas feita dava valores em dinheiro. Após passar pelas 12 provas, havia no segundo bloco do programa a 13ª prova, que consistia geralmente de um show e ao final o concorrente teria que responder uma pergunta sobre a apresentação. A resposta correta dava ao participante mais 600 km. No terceiro bloco o “viajante” era convidado a participar do “Dobro ou Metade”. Nessa etapa, ele teria que cumprir 4 provas em 5 minutos. Ao final do programa, o participante podia ganhar mais dinheiro com outra prova. Em 2010 Gugu ressuscitou a atração em seu programa na Rede Record, rebatizada de “Corrida do Gugu”. As regras eram praticamente as mesmas, sofrendo algumas alterações. Na primeira etapa, ao invés de 12, eram 14 provas, cada uma valendo 600 km, e o tempo aumentou de 18 para 25 minutos. As perguntas e charadas continuaram no programa, valendo cada resposta certa R$ 100. A prova do show deixou de existir e o “Dobro ou Metade” continuou da mesma forma: 4 provas em 5 minutos, com o participante tendo que se dirigir ao centro do palco a cada 30 segundos para gritar uma frase determinada pela produção. Ao final, a prova que determinava quanto dinheiro o participante iria levar para a viagem consistia em um globo com bolinhas de 0 a 9. O jogador podia ganhar até US$ 9.999,99.
A “Corrida Maluca”, sem dúvida nenhuma fez muitos brasileiros sonharem em realizar aquela viagem que parecia ser impossível.