Se Vê na Tv

Um sucesso chamado “Chaves

Por ironia do destino, o SBT anunciou a morte de Roberto Gómez Bolaño em um plantão especial do “SBT Brasil”, justamente quando a emissora exibia um episódio de “Chaves”, na noite dia 28 de novembro de 2014, uma sexta-feira. Rachel Sheherazade foi a porta-voz da triste notícia, anunciando que o intérprete de Chaves, Chapolin e Chesperito havia morrido, aos 85 anos, em sua casa, em Cancun, no México, vitimado por problemas respiratórios, deixando órfãos milhares de fãs em todo mundo.

A história do “Chaves” no Brasil começou nos primórdios do SBT, quando no começo da década de 1980, iniciava-se as transmissões da TVS. Para complementar a programação da recém-formada emissora, o saudoso Silvio Santos analisou vários pacotes de programação oferecidos por emissoras estrangeiras. Dentre eles estava o da mexicana Televisa, com boas produções a baixos custos. Porém, essa programação só poderia ser vendida por completo com todos os programas, sendo que, no meio dessa variedade, estava o seriado “El Chavo del Ocho”, que de início não agradou a nenhum diretor do SBT, nem mesmo a Silvio Santos. Mas, sabendo do sucesso que o seriado fazia em toda a América Latina, Silvio Santos decidiu colocá-lo no ar.

“Chaves” estreou no Brasil em agosto de 1984, no programa “Bozo”. Cerca de três anos depois, o seriado ganhou horário próprio, sendo exibido às 12h30 logo após o “Chapolin Colorado”. Em 1988, “Chaves” estreou no horário nobre mostrando apenas episódios inéditos, ameaçando a audiência das outras emissoras. No final da década de 1990 começaram os problemas: o seriado mudava de horário constantemente, sem aviso prévio e, em várias ocasiões, fora retirado do ar. Mas “Chaves” resistiu e continuou no ar por mais de 30 anos no Brasil, e mais de 40 anos em toda a América Latina, assim entrando para a história da televisão.

Só para constar, o seriado foi uma das maiores audiências da emissora de Silvio Santos, mesmo tendo seus episódios reprisados exaustivamente.

Em julho de 2020, todas as emissoras que exibiam “Chaves” no mundo inteiro tiveram que suspender a veiculação do seriado em suas grades de programação inclusive o SBT, devido a impasses entre a Televisa e o Grupo Chespirito, titular dos roteiros dos episódios e para desespero dos fãs. A boa notícia é que no último sábado, dia 12 de outubro, o SBT voltou a exibir “Chaves” e também “Chapolin”, mas o canal ainda não divulgou se as atrações ficarão fixas na grade da emissora. É esperar para conferir!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo